sábado, 28 de fevereiro de 2009

mensagens para orkut

Deuteronômio 34:1-12


Moisés passou quarenta anos com Faraó, quarenta com Jetro na escola de Deus e, por último, quarenta no deserto conduzindo Israel. No início ele vira a “grande maravilha” da sarça ardente. Então, pela fé, “permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível” (Hebreus 11:27). Chegando ao final de sua jornada, não se lhe escureceram os olhos (v. 7), e este homem de Deus contempla a vista maravilhosa da terra de Emanuel.Então chega o momento em que, de acordo com as próprias palavras do Salmo 90:3, sob a ordem de Deus, o ser humano retorna ao pó. Porém, Moisés é enterrado pelo próprio Senhor em uma comovente atitude de honra (v. 6). A partir desse momento, Moisés se torna uma das testemunhas da fé que aguardam a glória prometida enquanto se alegram na presença dAquele que é a perfeita recompensa (Mateus 17:3). O que é a perda da terra em comparação com a recompensa celestial? No final dessa parte da Bíblia, composta dos cinco livros de Moisés, ou Pentateuco, que cada um de nós possa ter adquirido mais conhecimento do Senhor! Jesus disse aos judeus: “Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito” (João 5:46). E não é o próprio Senhor Jesus que descobrimos através dos muitos tipos nessa rica porção da Palavra de Deus?

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EM TUDO DAI GRAÇAS


Quando criança, na faixa entre sete e dez anos de idade, eu gostava de observar o trabalho das pessoas que prestavam serviço para o meu pai, que possuía uma área de terra pequena. Não passava de cinco alqueires. Mas era bem cuidada e produtiva. Ali eram cultivadas lavouras diversas. Havia um pomar variadíssimo onde minha mãe gastou boa parte da saúde para livrá-lo das pragas e mantê-lo vivo e frutífero, além da criação de gado bovino, suíno e algumas aves. Essas múltiplas atividades levavam o meu pai à necessidade de contratar profissionais diversos. E, entre eles, havia um carpinteiro de cinquenta e poucos anos que se chamava Pedro, cujos hábitos eram diferenciados dos demais. Por ser muito educado, sempre ao pronunciar uma palavra, dentro de um contexto, mais tosca, ou que ele julgasse grosseira, usava antes a expressão: “Com licença da palavra...”. Mas não era essa pra mim sua característica mais marcante. Estranho mesmo, até esquisito na minha cabeça de garoto, era que, em tudo que acontecia com ele, fosse bom ou ruim, dizia sempre: “Graças a Deus!”. Eu e meus irmãos achávamos muito engraçado quando seu Pedro sofria pequenos acidentes de trabalho, mesmo sentindo dor, logo se expressava: “Graças a Deus!”. Na verdade, a gente falava que ele era meio doido. Mas, ele não ligava pra isso e todos o considerávamos um amigão.
Certo dia, seu Pedro estava preparando uma estrutura para o telhado do curral e, ao subir numa escada móvel de madeira, quando estava quase no topo da mesma, o degrau quebrou-se, fazendo com que o nosso amigo se estatelasse no chão. A queda foi feia. Eu e meu irmão começamos a rir, mas depois nos assustamos, porque ele gritava de dor, e, ao mesmo tempo, dizia: ‘parece que eu quebrei o dedo, graças a Deus!’
Naquele momento eu falei com o meu irmão: “Agora, seu Pedro está ficando caduco, mesmo! Ele tá achando que quebrou o dedo, e falando graças a Deus!”. Então, fui correndo falar com os meus pais, e todos vieram, inclusive os demais trabalhadores. E continuava o homem gemendo de dor, e dizendo: “Graças a Deus... Graças a Deus!” Aquilo acabou provocando uma gargalhada geral.
Eu tomei a iniciativa de perguntar a ele: - “Seu Pedro, se tá doendo tanto e parece que o senhor quebrou o dedo, por que o senhor tá agradecendo a Deus?”
A resposta dele foi interessante! Creio que foi também uma grande lição para os demais que estavam ali:
“Meu filho, eu levei uma baita queda. Tomei um susto danado. E agora eu tô vendo que até o dedo que tava doendo muito, já aliviou, mas, mesmo que eu tivesse quebrado o dedo, pelo tamanho do tombo, eu podia ter quebrado um braço, uma perna, ou até o pescoço, e ir mais cedo pra cidade dos pé junto. Pro causa disso é que eu tô agradecendo a Nosso Sinhô. E se tivesse acontecido cosa pió, também era proque nosso Deus Jesus Cristo quis assim’. Quando falou o nome de Deus, tirou e pôs de imediato o chapéu. Ele tinha o costume de fazer isso.
Alguns anos depois, eu aprendo com o apóstolo Paulo, instrumento de Deus, em I Tessalonicenses 5:18: “Em tudo daí graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Quando conheci, e sempre que leio essa preciosidade bíblica, a história de seu Pedro me vem à memória. Aquele rude homem sempre buscava uma maneira de creditar a Deus os riscos iminentes não consumados. E, verdadeiramente, Deus cuida de seus filhos dessa forma. Quando algo não vai bem à nossa vida, com certeza, se não fosse a interferência Divina, o mal seria maior. Às vezes passamos por provas, mas, se vivemos em fidelidade com o Senhor, Ele é Fiel e Justo para nos trazer alento. Agradecer a Deus, num momento de dor parece mesmo loucura, mas se focarmos essa gratidão no fato da certeza de que o Senhor está sempre presente, ao lado daqueles que o servem com temor e gratidão, o livramento acontece.

Altamiro Leal

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

recados do orkut

http

O seguidor e o discípulo

“O seguidor espera pães e peixes;o discípulo é um pescador.O seguidor luta para crescer;o discípulo luta por se reproduzir.O seguidor ganha se;o discípulo faz se.O seguidor gosta do afago;o discípulo gosta do serviço e do sacrifício.O seguidor entrega parte dos seus desejos;o discípulo entrega a sua vida.O seguidor espera que lhe apontem a tarefa;O discípulo é solícito em tomar a responsabilidade.O seguidor quase sempre murmura e reclama;o discípulo obedece e nega a si mesmo.O seguidor reclama que o visitem;o discípulo visita.O seguidor vale por que soma;o discípulo vale porque multiplica.O seguidor sonha com a igreja ideal;o discípulo se entrega para fazer a igreja real.”O seguidor diz: Que bonito!O discípulo diz: Eis me aqui!O seguidor espera por um avivamento na igreja;o discípulo é parte do avivamento.O seguidor é forte soldado na trincheira de defesa;o discípulo é soldado invasor da trincheira inimiga.O seguidor é condicionado pelas circunstâncias;o discípulo as aproveita para exercitar a sua fé.O seguidor é valioso;o discípulo é indispensável.”

sábado, 21 de fevereiro de 2009

scraps para orkut

A casa queimada



Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus,e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano. Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada.

Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço conseguiu construir uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.

Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos:

“Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?”

Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo: “Vamos rapaz?”

Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo: “Vamos rapaz, nós viemos te buscar”

“Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?”

“Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante.”

Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus queridos.

Quantas vezes “nossa casa se queima” e nós gritamos como aquele homem gritou? Na Bíblia, em Romanos 8:28 lemos que todas as coisa contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Às vezes, é muito difícil aceitar isto, mas é assim mesmo.

É preciso acreditar e confiar!
E.B.P.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

mensagens para orkut

O Abraço, Salvador de Vidas


Já se comprovou que todos necessitamos de contato físico para nos sentirmos bem, e uma das formas mais importantes de contato físico é o abraço. Quando nos tocamos e nos abraçamos, levamos vida aos nossos sentidos e reafirmamos a confiança nos nossos próprios sentimentos. Algumas vezes NÃO encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos; o abraço é a melhor maneira. Há vezes que não nos atrevemos a dizer o que sentimos, seja por timidez ou porque os sentimentos nos avassalam; nesses casos pode-se contar com o idioma dos abraços. Os abraços, além de nos fazerem sentir bem, empregam-se para aliviar a dor, a depressão e a ansiedade. Provocam alterações fisiológicas positivas em quem toca e em quem é tocado. Aumenta a vontade de viver aos enfermos. É importante saber que: Os abraços são necessários para o desenvolvimento, manter-se são e para crescer como pessoa. O que nos dá um abraço? O sentir-se protegido é importante para todos, mas é-o mais para as crianças e mais velhos, que frequentemente dependem do amor de quem os rodeia. PROTEÇÃO, Todos necessitamos de nos sentirmos seguros. Se não o conseguimos, atuamos de forma ineficaz e as nossas relações interpessoais declinam. SEGURANÇA, A confiança faz-nos avançar quando o medo se impõe ao nosso desejo de participar com entusiasmo em algum desafio da vida. CONFIANÇA, Quando transferimos a nossa energia com um abraço, as nossas próprias forças aumentam. FORÇA, O contacto físico e o abraço partilham uma energia vital capaz de sanar ou aliviar enfermidades SAÚDE, Através do abraço podemos transmitir uma mensagem de reconhecimento do valor e excelência de cada indivíduo. AUTO - VALORIZAÇÃO “ O ABRAÇO SALVADOR” e relata um episódio da vida de duas gémeas, cujos primeiros dias foram passados em suas respectivas incubadoras, sendo que para uma delas não havia esperança de que sobrevivesse. A enfermeira chefe da unidade, contra todas as regras existentes, decidiu juntar as duas irmãs, e aquilo que aconteceu foi verdadeiramente espantoso e comovente: a bebé que se encontrava bem, abraçou a sua irmãzinha moribunda, conseguindo, com o calor do seu corpo, o milagre de lhe regular a temperatura e pulso, o que permitiu estabilizar o ritmo cardíaco da sua gémea... Aqui fica este testemunho da importância de um abraço e do bem que este pode fazer... ... já abraçaste alguém hoje?:) UM ABRAÇO, Faz e Diz Muitíssimo; abraça o teu amigo, abraça os teus entes queridos, abraça as tuas crianças, um forte abraço.
E.B.P.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

mensagens para orkut

Entender a vontade de Deus

João ia sempre aos serviços dominicais de sua igreja.Mas começou a achar que o pastor dizia sempre as mesmas coisas,e aos poucos parou de freqüenta-la.Dois meses depois, em uma fria noite de inverno, o pastor foi visitá-lo.“Deve ter vindo para tentar convencer-me a voltar”pensou João consigo mesmo.Imaginou que não podia dizer a verdadeira razão: os sermões repetitivos.Precisava encontrar uma desculpa, e enquanto pensava,colocou duas cadeiras diante da lareira, e começou a falar sobre o tempo.O pastor nada falou. João,depois de tentar inultilmente puxar conversa por algum tempo,também calou-se.Os dois ficaram em silêncio, contemplando o fogo por quase meia-hora.Foi então que o pastor levantou-se,e com a ajuda de um galho que ainda não tinha queimado,afastou uma brasa, colocando-a longe do fogo.A brasa, como não tinha suficiente calor para continuar queimando,começou a apagar. João, mais que depressa,atirou-a de volta ao centro da lareira.- Boa noite – disse o pastor, levantando-se para sair.- Boa noite e muito obrigado – respondeu João.“Voltarei à igreja no próximo domingo.”
A brasa longe do fogo, por mais brilhante que seja, apagará rapidamente.“O homem longe da presença de Deus,por mais inteligente que seja,não conseguirá conservar sua fé e a Chama do Espírito Santo.E como é importante ENTENDER a vontade de Deus!!!para nossa vida.”

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Morte (Científica) de Jesus


Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte. A “pior" morte da época. Somente os piores criminosos morreram como Jesus. E com Jesus ainda foi pior, porque nem todos os criminosos condenados aquele castigo receberam pregos em suas mãos e pés. Sim, foram pregos... e dos grandes! Cada um tinha de 15 a 20 cm, com uma ponta de 6 cm. A outra extremidade era puntiaguda. Eles eram pregados nos pulsos, e não nas mãos, como se diz. No pulso, há um tendão que vai até o ombro, e quando os pregos foram martelados, esse tendão se rompeu, obrigando Jesus a forçar todos os músculos de suas costas, por ter seus pulsos pregados, para poder respirar porque perdía todo o ar de seus pulmões. Desta forma era obrigado a apoiar-se no prego colocado em seus pés que eram maiores ainda que o de suas mãos, porque pregavam os dois pés juntos. E como seus pés não agüentariam por muito tempo sem rasgarem-se também, Jesus era obrigado a alternar esse "ciclo" simplesmente para poder respirar. Jesus agüentou essa situação por pouco mais de 3 horas. Sim, mais de 3 horas! Muito tempo, não é verdade? Alguns minutos antes de morrer, Jesus já não sangrava mais. Simplesmente saía água de seus cortes e feridas. Quando o imaginamos ferido, imaginamos meras feridas, mas não; as dEle eram verdadeiros buracos, buracos feitos em seu corpo. Ele não tinha mais sangue para sangrar, portanto, dele saía água. O corpo humano está composto de aproximadamente 3,5 litros de sangue (em um adulto). Jesus derramou 3,5 litros de sangue; teve três pregos enormes cravados em seus membros; uma coroa de espinhos en sua cabeça e, além disso, um soldado romano cravou uma lança em seu tórax. Tudo isso sem mencionar a humilhação que passou depois de ter carregado sua própria cruz por quase dois quilômetros, enquanto a multidão cuspia em seu rosto e lhe atirava pedras (a cruz pesava cerca de 30 quilos, somente na parte superior, naquela em que pregaram suas mãos). Jesus passou tudo isso, só para que tu tenhas um livre acesso a Deus. Para que tenhas todos teus pecados "lavados". Todos eles, sem exceção! Não ignores esta situação. ELE MORREU POR TI!. Por ti que estás agora lendo esta mensagem. Não creias que Ele somente morreu por outros, por aqueles que vão a igreja ou por aqueles monjes, padres, pastores, bispos, etc. Ele morreu por ti! É fácil passar uma piada, fotos com bobagens ou pornografias por e-mail, mas quando é alguma coisa relacionada a Deus, tu tens vergonha de passar a outros, porque te preocupas com o que possam pensar de tua moral. Aceita a realidade, a verdade de que JESUS É A ÚNICA SALVAÇÃO PARA O MUNDO. Deus tem planos para ti, mostra a todos o que Ele passou, unicamente para te dar a Salvação. Pensa nisto agora! Deus abençoe tua vida! Tudo o que tens que fazer é o seguinte: 60 segundos com Deus... durante 60 segundos, deixa o que estás fazendo, e aproveita esta oportunidade! Vamos ver se Satanás pode deter isto. Simplesmente ore pela pessoa que te indicou este blog: Senhor tu conheces bem a vida dessa pessoa que me indicou este blog te peço que tu o abençoes em todos os aspectos e lhe faças prosperar. Que tu cuides de sua família, de sua saúde, do deu trabalho e de todos os planos traçados para este ano. Não lhe deixes cair em tentação, mas livra-o do mal. Em nome de Jesus, amém. 2. Depois, indique este blog ou envia esta mensagem a outras dez pessoas. 3. Em um instante, dez pessoas estarão orando por ti, e tu conseguirás que muitas pessoas orem a Deus por outras. 4. Em seguida, pense por um momento e aprecia o poder de Deus em tua vida, por fazer o que lhe agrada. Se não tens vergonha de fazer isto, por favor, segue as instruções. Jesus Cristo disse, "Se te envergonhares de mim, eu me envergonharei de ti diante de meu Pai". Si não tens vergonha, envia esta mensagem ou indique este blog... Somente se tu crês nEle. Sim, amo a Deus. Ele é minha fonte de existência e meu Salvador. Ele me mantém funcionando de dia e de noite. Sem Ele, nada sou, mas com Ele "tudo posso em Cristo que me fortalece". Filipenses 4:13.
Bom dia , a paz do Senhor.
E.B.P.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

recados do orkut

Receita Para Ter Um Bom Dia


Uma pequena receita para melhorar um pouco o seu viver... Em primeiro lugar, antes de se levantar alongue-se bem, se estique bastante até sentir o quanto você é maior que você mesmo. Abra a janela e diga: "Bom dia, dia! O dia irá te receber muito melhor e será muito mais fácil enfrentá-lo. Se você encontrar, no decorrer do dia, com pessoas indelicadas, perversas e que subestimam a sua inteligência não dê tanta importância. Elas podem não perceber o que fazem, mas você com certeza estará atento a tudo de ruim que ameace azedar seu dia. O problema que tiver, enfrente-o. Não fique dando voltas, fingindo que ele não existe. Se ele acontece, é para ser resolvido. Se for grande demais, vá resolvendo parte por parte até que ele fique bem menor. Dê atenção especial a todos que são gentis com você, e com certeza receberá gentileza também. Só não se esqueça que nem todos os dias são bons para todos. Dê à sua paciência, à sua compreensão e ao seu raciocínio todo fôlego que eles precisam. Pense duas vezes se tiver que engolir algum "sapo". Lembre-se, ele pode ser indigesto demais. E, mesmo que hoje o seu dia seja bastante atarefado, não se esqueça de deixar alguém feliz, mandando um oi a quem você quer bem. Talvez amanhã o seu dia seja muito mais ocupado que hoje. Desejo que você tenha um "lindo dia.

E.B.P.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

recados no orkut
"Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança." Salmos 33.12

Num alto e santo lugar


"Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido... para o vivificar." (Isaías 57:15) Quando tudo vai bem e o mundo é um ‘mar de rosas', parece estar preparado o ambiente par recepcionar a Deus, que é Santo, Perfeito, Maravilhoso e cuja habitação natural é a glória eterna.

Nos dias maus, quando prevalece a tristeza, a negatividade e as coisas feias da vida, as condições parecem contrárias ao convívio com o grande Senhor e você pode pensar que está sozinho e abandonado.

Saiba, todavia, que Deus, cujas moradas estão na eternidade, em sua onipresença, também faz questão de estar ao seu lado, principalmente nas horas difíceis de abatimento e amargura.

E Ele não permanece ali simplesmente observando-o de ‘braços cruzados', mas está voltado, com maior interesse, para consolá-lo, livrá-lo e lhe dar ânimo, oferecendo a você uma vida nova a cada instante.

Leia hoje: Hebreus 13:5; Deut. 31:6; Salmos 23;4

E.B.P.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

recados para orkut

Dependência Total de Deus


Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra. Depois veio a Elias a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro. Mas, decorridos alguns dias, o ribeiro secou, porque não tinha havido chuva na terra. Veio-lhe então a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 1: Reis 17. 1 – 9

Se você abrir sua Bíblia e ler 1. Reis 17.1 – 9, verá que os dias nos quais viveu o profeta Elias não eram diferentes destes que vivemos hoje em nosso país.

Pôr isso é possível aprendermos com ele como sobreviver dependendo de Deus em meio à crise; afinal, assim como os nossos dias, os dias de Elias eram dias de fome, miséria, contradições, injustiças sociais, adubos de poder e ainda, sincretismo religioso é possível viver na dependência de Deus em circunstâncias de tamanha inquietação, dúvida, temor, preocupação e angústia?

Como depender de Deus em tempos de desemprega e escassez financeira sem retroceder diante dos desafios, sem perder a doçura humana e a singeleza do amor de Cristo em nós?

A experiência vivida pôr Elias serve hoje para nos ensinar a manter a fé em Deus, principalmente nas adversidades, e a depender dEle em tempos de escassez.

O próprio Senhor pode fazer tudo isso, ao nos colocar numa situação desafiadora, de extrema necessidade, e dentre suas inúmeras possibilidades, aponta três: primeiro, podemos ser colocados pôr Ele num estado de total impotência;

Segundo Dependendo da ação de terceiro; ou ainda terceiro, de dependência tal que seremos obrigados a descobrir quais os agentes escolhidos pôr Deus para nossa sobrevivência.

O Senhor nosso Deus pode fazer isso, se quiser, pois é soberano em seus supremos desígnios e propósitos, para que não sejamos levados a pecar neste momento de profundas tentações que temos enfrentado: tentação de sermos sustentados pôr aqueles que não são os agentes de sustento escolhido pôr Deus para nós; tentação de usarmos meios que não são de Deus; tentação de aceitarmos os recursos que não são os do céu para a manutenção da nossa vida.

É Nesse contexto, para sermos dependente de Deus em meio à crise e a escassez de nossos tempos.

Precisamos aprender a viver entre o natural e o sobrenatural.

Como vemos que Elias bebia da torrente, instrumento natural provido pôr Deus e era alimentado pelos corvos, instrumentos sobrenaturais de Deus. Assim, podemos concluir que viver na dependência de Deus implica em:

1) – VIVER COM MOBILIDADE.

Não nos prendamos; busquemos o que é mais prático para nós, se o ribeiro secar.

2) – VIVER COM SABEDORIA.
Devemos discernir quais são os agentes de Deus e não agir com infantilidade; façamos a nossa parte...

3) - VIVER E APRENDER DE ONDE VEM O SUSTENTO.

Elias aprendeu que seu sustento não veio pela mão de ricos e poderosos, mas através de instrumentos constrangedores, como corvos e viúvas...
Busquemos simplicidade de vida, como a palavra nos orienta; “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscência insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 1º Timóteo 6.9 – 10 “.

Você está vivendo um momento de Crise?
Está enfrentado escassez e carestia?
Aprenda como o profeta aprendeu a depender de Deus.

Depender de Deus significa crer que Ele, “... segundo sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de nossas necessidades Filipenses 4.19”.

Conclusão.

Esta é a hora de contemplar a ação dEle em sua vida. Ore ao Senhor, coloque-se diante de Seu trono como alguém que aceita os meios e instrumentos que Ele providenciar para as sua sobrevivência.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Recados Animados

O Que é Mais Importante?


Um grande empresário aqui mesmo em Belo Horizonte, tinha um filhinho de apenas três aninhos, muito esperto, inteligente e bastante levado como todos os menininhos desta idade e que tem saúde e são inteligentes.Este homem tinha um carrão importado, imagine um carro importado na década de sessenta, era o máximo do status. Em um sábado ele estava lavando e polindo seu carrãoE tendo saído para atender o telefone, naquela época não havia ainda o celular, seu filhinho ficou brincando próximo do carro. Em dado momento o garotinho pegou em um pedaço de arame farpado que estava cercando uma pequena árvore e arranhou a pintura do carro com dois riscos bastante compridos. O homem voltando de dentro de casa para terminar a limpeza do carro vendo aqueles dois riscos na porta e na lateral traseira do mesmo ficou com tanta raiva que bateu no menino e o empurrou com força Sobre a pequena árvore de modo que o menino teve um profundo rasgo na mãozinha direita. Com tanta raiva ficou, que não teve a mínima atenção com o ferimento que causou no filho. A mãe do menino, uma madame cheia de luxos, não estava em casa, e quando chegou nem deu atenção do menino reclamando do corte, passou um mercúrio no local e colocou um pequeno curativo. O arame já estava muito enferrujado, pois estava ali há uns 4 anos, e parece que por castigo em menos de 3 dias a mão do menino começou a engranguenar e teve de ser amputada. O menino ficou no hospital por uma semana, e voltando para casa no sábado seguinte ao dia em que voltou, foi até onde o pai estava limpando seu carrão novamente, então o garotinho falou para o pai. “Pai, quando minha mãozinha crescer de novo eu te prometo que nunca mais arranho seu carro.” O empresário ficou com tanto remorso que naquela noite tirou a própria vida. É preciso que tenhamos em mente que o dinheiro é importante em nossa vida, mas tem coisas mais importantes que ele.
um grande abraço.
E.B.P.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

recados para orkut

Deus não tem pressa






"Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração...".
(Tiago 5.8a)

Deus não conhece a pressa. Todos os movimentos divinos são marcados pelo processo. Olhe, por exemplo, para a criação. Tudo o que Ele fez parece esperar o tempo oportuno. Cada dia é uma nova forma de ser. Tal realidade é gradativa, comum e extraordinária, pois acontece sem que percebamos todas as diferenças geradas em cada instante. Nada é hoje como foi no passado. Por isso, paciência é uma palavra divina.Ela é companheira-irmã da transformação, da maturidade e da esperança.

Há três décadas o ritmo de vida era outro. Uma sensação de que as horas pareciam demoradas tomava conta de muita gente. Os lugares eram mais distantes. As pessoas viviam longe. A comunicação era tão difícil. As estradas permaneciam ruins. O dia era longo. A noite também.

A tecnologia mudou nossas vidas. Aviões mais rápidos, telefones celulares, fornos microondas, internet, aparelhos gps e câmeras de vídeo alteraram a rotina de milhões de pessoas. Os horários de almoço sumiram. A calmaria da noite de descanso foi interrompida pela ligação inesperada. É preciso produzir, viajar, conquistar, receber, ganhar, falar e ouvir.

A Palavra de Deus nos convida a refletir sobre o ritmo e a pressa. Descansar em Deus talvez seja a principal tarefa para aqueles que experimentam ritmos acelerados. Com os corações fortalecidos no Senhor, somos instados a prosseguir com tranquilidade.

É preciso crer no milagre da semente que se planta, ainda que não vejamos o que acontece sob o solo. É importante saber que o Senhor está ao lado daqueles que o temem, ainda que tempestades e estios venham sobre nossas plantações. É renovador o encontro íntimo com Aquele que é capaz de fortalecer o nosso interior para que juntos possamos anunciar o seu Reino.

Ao Senhor agradecemos a oportunidade de servi-lo nestes dias, com paciência e, Nele, sempre firmes!

Bom Dia!!!

E.B.P.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

recados orkut

O Amor

Isaías 65.24 “Antes mesmo que me chamem, eu os atenderei; antes mesmo de acabarem de falar, eu responderei”. BLH.

Ilustração.Duas fazendeiras moravam próximas uma da outra, mas não eram amigas. Uma era evangélica a outra; além de não ser, tinha aversão a evangélicos. Um dia esta senhora, com o coração cheio de ódio, resolveu insultar a piedosa irmã, mandando-lhe como presente uma cesta cheia de estrume de animais, algo com um cheiro insuportável.Quando aquele presente chegou às mãos da vizinha generosa, ela chamou a empregada e disse: - Vai no meu jardim, colha as mais belas e cheirosas flores, encha uma cesta e envolva-a com um laço bonito.Depois de tudo preparado, um bilhete foi escrito e colocado dentro do presente. A empregada foi e entregou o presente, em nome de sua patroa piedosa, para a vizinha inimiga.Quando a cesta foi aberta, que perfume, que coisa boa !!! Porém, ao ler o bilhete, esta uma mensagem que descrevia tudo o que estava acontecendo: “CADA UM DÁ O QUE TEM”.Trazendo para as nossa vida, Deus tem sempre o Melhor para nos dar como herança e recompensa, vejamos o que o texto no diz;Os capítulos 56-66 trazem, na sua maior parte, conselhos para aqueles que já haviam voltado do cativeiro para Jerusalém.Deus aconselha que eles vivam uma vida de honestidade e de justiça e insiste em que respeitem o sábado, que se dediquem à oração e que lhe apresente. os sacrifícios que ele exige.
a) – Uma Época Que Não Haverá Morte De Crianças 65.20a
*Vida Abundante.
Deuteronômio 30:15 Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; Salmos 21:4 Ele te pediu vida, e tu lha deste; sim, longevidade para todo o sempre.
b) - Uma Época De Grande Prosperidade, 65.21;23
*Prosperidade.
Salmos 118:25 Oh! Salva-nos, SENHOR, nós te pedimos; oh! SENHOR, concede-nos prosperidade!
Salmos 85:1 Favoreceste, SENHOR, a tua terra; restauraste a prosperidade de Jacó. Eles vivem em suas próprias casas, comem de suas próprias vinhas e são abençoados pelo Senhor.
c) – Uma Época Em Que As Orações Serão Respondidas Imediatamente, 65.24
*Respostas Imediatas.
Antes que a oração seja feita, Deus a responde. Jó 35:4 Dar-te-ei resposta, a ti e aos teus amigos contigo.
O povo de Deus já não terá que perseverar em oração pôr suas necessidades diárias; o Senhor atenderá as suas orações sem demora. Habacuque 2:1 “ Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa”.
Conclusão.
Eu darei a ele o que desejares, antes mesmo de me pedirem, enquanto ele ainda estiveram falando comigo sobre suas necessidades, Eu terei respondido as suas orações.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Serviço Abençoado


Philip Dickerson, um pregador já bastante idoso, que morreu em 22 de outubro de 1882, falou pouco antes de sua morte: "Há setenta anos atrás o Senhor me convocou para servi-Lo sem eu ter uma personalidade ou caráter. Ele me revestiu de poder e me deu personalidade e caráter e, por Sua graça, eu os tenho mantido até o dia de hoje." (Charles Haddon Spurgeon). Quando Deus nos chama, nos prepara e nos concede as qualidades necessárias para fazer a Sua obra. Se não sabemos pregar a Sua Palavra, Ele nos dá poder e eloquência. Se não sabemos orar, nos ensina a estar em íntimo relacionamento com Ele. Se a nossa vida espiritual é fraca e insípida, Ele a faz arder e brilhar abundantemente. Ele nos molda segundo a Sua vontade e passamos a ter um novo sentido de vida. O mundo, que nos atraía, agora não tem mais nenhuma importância. Tudo se faz novo e os nossos objetivos são bem diferentes. O amor do Senhor enche nossos corações de regozijo e não há nada que nos dê mais prazer do que estar diante do altar do Senhor para que nos dirija pelas sendas da felicidade. Andar na presença do Senhor e atender ao Seu chamado para estar em Suas fileiras é algo indescritível. É uma bênção que permanece para sempre. O pregador de nossa história podia, setenta anos depois, se alegrar com tudo que Deus havia feito em sua vida após o seu "Sim, Senhor, usa-me como quiseres". O mesmo acontece com todos aqueles que abrem o coração para Cristo, aceitando a direção do Espírito Santo de Deus. Você quer ser verdadeiramente feliz? Ao ouvir um "Venha, Eu te escolhi", não hesite... responda simplesmente: "Sim, Senhor".

IBI Bela Vista uma igreja viva!

RUA: JOÃO DE DEUS MADUREIRA -BARRA (MARATAIZES)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

História da águia


A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos.Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta.O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinqüenta dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação e para viver então mais trinta anos.Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Grande Comissão


INTRODUÇÃOMateus 28:16-20, Marcos 16:15, Lucas 24:46-48, e Atos 1:3-12. Nota que esta palavra "todo" está escrito quatro vezes em Mateus 28:16-20. Vamos estudar os quatro "todos"."TODO PODER""É me dado todo o poder no céu e na terra." Esta palavra poder aqui significa autoridade. O Senhor Jesus Cristo, quem tem todo o poder; autoriza, comissiona, manda, e envia sua igreja para evangelizar este mundo inteiro, batizar os convertidos, e ensiná-los todo o conselho de Deus. Donde vem este poder? Vem do Pai do céu! Cristo Jesus tem o direito para seu poder (fazer toda a sua vontade) porque Ele é o Criador, Deus Soberano, e Mediador entre Deus e o homem. Cristo mandou sua igreja (veja capítulo 4) pregar toda a sua Palavra a toda a criatura."ENSINAI TODAS AS NAÇÕES""Portanto ide, ensinai todas as nações". Esta é a parte missionária da Grande Comissão. Nossa obra missionária é evangelizar o mundo inteiro. É nosso privilégio, mas também nossa responsabilidade e obrigação. A palavra ensinar no versículo 19 não é a mesma palavra ensinar (na língua grega) no versículo 20. A palavra ensinar no versículo 19 significa "fazer discípulos". Como é que possamos fazer discípulos sem ensinar a Palavra de Deus? É impossível! A pessoa perdida tem que saber algumas coisas antes de ser salva. Por isso, Cristo mandou sua igreja pregar (ensinar) a sua Palavra a toda criatura."BATIZANDO-AS"A Igreja do Senhor Jesus Cristo tem a responsabilidade para batizar os novos convertidos corretamente. Ela só pode batizar os convertidos se guardar o batismo que ela recebeu do Senhor Jesus Cristo perfeitamente. Ela tem um grande privilégio em batizar os convertidos, mas também uma grande responsabilidade em guardar puro as ordenanças dadas a ela por Jesus Cristo.Nota a ordem da grande comissão. 1. Fazer discípulos. 2. Batizar os convertidos. 3. Ensinar a guardar todas as coisas que eu tenho mandado. Devemos batizar os salvos e depois doutriná-los.Como é que fica o batismo certo do Novo Testamento? Observe os requerimentos do batismo reconhecido como verdadeiro do Novo Testamento. 1. Candidato - pessoa salva. 2. Modo - imersão. 3. Desígnio - mostrar simbolicamente a salvação. 4. Autoridade - administrado por uma igreja verdadeira de Cristo, porque só ela tem direito para batizar. Veja capítulo 6."GUARDAR TODAS AS COISAS"A igreja do Senhor Jesus Cristo tem a responsabilidade de ensinar todas as coisas que Cristo mandou. A palavra "ensinar" neste versículo significa doutrinar. A grande comissão é missionária e também pastoral. Não é bastante só para ganhar almas por Cristo, também é nossa responsabilidade para ensiná-las "todo o conselho de Deus". Não temos cumprido nossa tarefa até doutrinar os convertidos. A melhor maneira de fazer isto é organizar igrejas onde os salvos podem se reunir e aprender a verdade. O Apóstolo Paulo é nosso exemplo nisto. Ele viajou pregando as Boas Novas e organizando igrejas onde ele ensinou os convertidos a Palavra de Deus."ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS""Eu estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos. Amém." O Senhor Jesus deu dois grandes encorajamentos a sua igreja em conexão à grande comissão; todo o poder e a sua presença perpétua. A igreja do Senhor Jesus Cristo tem a promessa dele de perpetuidade, poder, guiamento, e proteção. Cristo ainda está com sua igreja para dar poder e segurança no trabalho dela. Ó que grande privilégio e responsabilidade são nossos.ATOS 1: 8: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."

E.B.P.

sábado, 7 de fevereiro de 2009


Espinhos


Vemos o mundo sempre de maneira plana e Deus vê o mundo por um todo.Para o que não entendemos, procuramos explicação para que haja em nós satisfação. E nesse olhar torto que temos da vida, nos enganamos quando nos colocamos de lado, separamos as pessoas como abençoadas ou não, merecedoras ou não da felicidade.
Uma parte mínima das pessoas não aceita esse destino todo feito e tenta mudar a situação. Porém uma grande parte baixa a cabeça, numa atitude de resignação.
Deus não coloca as pessoas na mesma categoria que nós. Pessoas abençoadas para Ele não são as que nunca ficam doentes, nunca enfrentam provações, nunca se sentem rejeitadas ou culpadas e parecem ter uma vida tão perfeita que causam inveja. Jó perdeu tudo e foi abençoado!!!
O apóstolo Paulo foi um homem abençoado. Deixou palavras, combateu o bom combate e até os dias de hoje, nós somos beneficiados com os seus ensinamentos. Portanto, ele fala de um espinho, de algo que o incomodava e do qual queria se livrar. Quando ele se foi, carregou com ele esse espinho. O importante como nos ensina, é que apesar de tudo guardou a fé.
Nós temos também nossos espinhos, cada um com o seu ou seus, que servem apenas para nos lembrar do quanto somos humanos. Podemos ter muito mais certeza do amor das pessoas que nos amam apesar das nossas imperfeições que do amor daqueles que nos amam pelas nossas qualidades. As primeiras vêem as qualidades e aceitam as diferenças, as outras correm o risco de se decepcionar dia ou outro. Mas Deus, esse Deus que amou Paulo nos ama incondicionalmente e nos abençoa. Ele nos ama se estamos doentes, se estamos carentes, nos sentimos sós e até se o desespero quer ficar maior que as nossas forças,.Ele nos ama independente da nossa estatura, condição física ou personalidade.
Não podemos ver nossos espinhos como maldições, mas como algo que não impede que sejamos inteiros, sorridentes e felizes e se alguma coisa boa e positiva na vida de alguém. Ame-se o bastante para acreditar que você pode ser amado apesar de ser quem é, de ter o que tem. Os espinhos não deformam as rosas, eles as tornam ainda mais belas, misteriosas e fascinantes.
Cuide-se e nunca desista da felicidade, não veja o mal como uma fatalidade, combata-o com amor e se ele ainda ficar, ame-se ainda e assim mesmo, porque Deus te ama assim com os seus defeitos, suas doenças, seu sentimento de abandono.
Saber que somos amados renova nossas forças, levanta nosso ânimo, nos abre portas e caminhos.
Somos todos bênçãos quando damos a mão, compartilhamos do pouco que temos e do muito que desejamos e nos vemos de igual para igual.
Somos todos abençoados, mesmo se o nosso caminho é feito de pequenas pedras que machucam nossos pés. O importante mesmo é que elas não nos impeçam de caminhar.
(Letícia Thompson)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Não esqueça o principal


Conta à lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que la dentro lhe dizia:

Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal”.
“Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal….”

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, colocou a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.

A voz misteriosa falou novamente:

“Você agora, só tem oito minutos.”

Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou… Lembrou-se, então, que a criança la ficara e a porta estava fechada para sempre!

A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.

O mesmo acontece neste mundo, com tão pouco tempo de vida que temos, uma voz sempre nos adverte: “Não se esqueça do principal!”. Mas a ganância, o apego aos prazeres deste mundo fascinam tanto que o principal que é “DEUS” vai ficando sempre de lado… Sendo assim, o tempo aqui na terra vai se esgotando e deixando-se de lado o essencial:

“Os tesouros da alma!”.

A pergunta é: O que nessa vida tem valor para você?

Aqui…tudo passa.Mais e quando “sua porta se fechar “? você terá alegria ou desespero???

Pense nisso.
E.B.P.

Eu Te Amo Tanto

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009


Os Três Velhinhos



Uma mulher regava o jardim de sua casa e viu três velhos à sua frente. Não os conhecia e disse: - Não creio conhecê-los, mas devem ter fome. Por favor, entrem em minha casa e comam algo. Eles perguntaram: - O homem da casa está? - Não, respondeu ela. - Então, não podemos entrar. Ao entardecer, quando o marido chegou, ela contou o sucedido. - Ora, diga-lhes para que entrem! A mulher saiu e convidou os três. - Não podemos entrar os três juntos, explicaram os velhinhos. - Por quê? Um dos homens apontou um dos companheiros e explicou: - Seu nome é riqueza: Logo indicou o outro: - Seu nome é êxito e eu me chamo amor. Agora, entre e decida com seu marido qual dos três será convidado. A mulher entrou e contou ao marido sobre o que ouvira. O homem ficou feliz: - Que bom! E já que o assunto é assim, convidemos a riqueza! Que entre e encha nossa casa. A mulher não concordou: - Querido, por que não convidamos êxito? A filha que estava escutando veio correndo: - Não seria melhor convidar amor? Nossa casa ficaria, então, feliz... - Sigamos o conselho de nossa filha, disse o marido à sua mulher. Vá lá fora e convide o amor a ser nosso hóspede. A mulher saiu e perguntou: - Qual de vocês é amor? Por favor, venha. Você é nosso convidado. O amor avançou para dentro da casa e os outros dois o seguiram. Surpreendida, a mulher perguntou: - Convidei amor, por que o seguem? Também vão entrar? Os velhos responderam juntos: - Se tivesse convidado a riqueza, ou o êxito, os outros dois ficariam de fora. Mas, como o amor foi convidado, onde ele vai nós o seguimos... Um dia abençoado para todos.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

“Janela 10-40” – O Que é?


Aproximadamente 97% dos povos não alcançados pelo evangelho, estão contidos como habitantes da “Janela 10-40”.
Localização: 10 a 40 graus ao norte do Equador.
Composição: 62 países = aproximadamente Três bilhões de pessoas.
Adeptos: Islamismo, Hinduismo e Budismo.

No centro do nosso mundo vive um grande numero de povos não alcançados, compreendidos numa porção retangular, identificada como “Janela 10-40”.

O termo “Janela 10-40” originou-se com Luis Bush durante a 2ª conferencia de Lausanne, em Manilla, em julho de 1989.

Esta região do mundo, antes conhecida como “Cinturão de Resistência”, estende-se desde o oeste da África até o leste da Ásia, sendo 10 graus de longitude e 40 de latitude acima da linha do Equador.

Algumas razões para focalizarmos a “Janela 10-40”:

1. O Significado Bíblico e histórico desta área;
Este é o lugar onde Deus colocou Adão e Eva como moradores.
2. Na “Janela 10-40” vive o maior numero de povos não alcançados.
Dentro da “Janela 10-40” esta um terço da área total da terra, com dois terços da população mundial, isto é, aproximadamente Três bilhões de pessoas.
São 62 paises na janela. Dos 50 paises menos evangelizados do mundo 37 estão dentro dela.
3. Ai esta a presença das três religiões de grande domínio no mundo.
A maioria dos praticantes do Islamismo, Hinduismo e Budismo, vive na “Janela 10-40”.
4. A predominância da pobreza.
Mais de 95% dos pobres menos evangelizados do mundo vivem na “Janela 10-40”.
5. O Maior grupo de mega povos etnolinguísticos (Mais de Um milhão vivem na janela). De fato mais de 90% dos indivíduos desses grupos populacionais vivem na “Janela 10-40”.
6. As maiores Megalópoles não alcançadas estão na “Janela 10-40”.
Isto quer dizer que, em cada um desses paises, há uma população de mais de Um milhão de pessoas.
7. As fortalezas de Satanás estão concentradas na “Janela 10-40”.
Bilhões de pessoas que vivem na janela não só sofrem com enfermidades, pobreza, calamidades mais também tem sido impossibilitada de conhecer o poder do Evangelho Transformador.

Vamos profetizar que todos estes pontos negativos já caíram por terra

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PRATICANDO A FÉ


No verão de 1983/1984, eu estava me preparando com afinco para o concurso público que me proporcionaria uma vaga para exercer o cargo de Auditor Fiscal da Receita do Estado do Espírito Santo, que na época era chamado de Fiscal de Rendas.
O meu objetivo, naturalmente, era levar muito a sério aquele concurso, razão pela qual adotei uma rigorosa jornada de estudo.
Trabalhava meio expediente, de 12 às 18 horas, no Cartório do 3º Ofício de Itapemirim – ES, do saudoso Waldir Alves, o que significava manhãs livres para por em prática o meu plano de estudo. Assim, reservei o período entre 08 e 11 horas para tal finalidade.
Como, naqueles dias, eu acabara de ler um livro com o título de “Otimismo em gotas” cujo teor é uma coletânea de pensamentos e mensagens positivas animadoras, com o objetivo de reforçar a nossa confiança de que “se queremos, podemos”, eu adotei um lema baseado naqueles conselhos de auto-ajuda. Na minha ignorância ou ingenuidade, todos os dias, antes do começar os estudos, eu escrevia num pedaço de papel: “Eu vou passar nesse concurso”.
No início de 1984, fiz a prova e, no mês de abril do mesmo ano, veio o resultado, onde fui aprovado.
Que maravilha! Comecei a proclamar: - Deu certo. Agora em todos os meus projetos, escreverei: “vou conseguir”. E vou passar a receita para os amigos.
Evidentemente, não estou negando que devamos deixar de ser otimistas. O pessimismo, por si só, já é o início da derrota. Mas o que eu quero ressaltar, quando relato esse fato, é que, até então, eu ignorava algo que esclareceria o que realmente estava por trás do meu êxito, além da minha dedicação aos estudos. Afinal, quem quer ser abençoado por Deus, precisa fazer a sua parte.
Durante os, aproximadamente, dois meses de intenso estudo, a minha querida sogra Elisete e meu sogro Adalberto, servos de Deus, punham-se de joelhos, em oração, todas as madrugas, transformando sua cama num verdadeiro altar de adoração e seu quarto num santuário, para falar com Deus, intercedendo por mim. E eu achando que o meu pensamento positivo funcionara. Esse fato não só fez fortalecer minha fé no Altíssimo Criador, mas, principalmente, começou a fluir em mim um desejo maior de buscar Aquele Deus no qual os pais da minha esposa confiavam tanto, e que eu, infelizmente, não privava, pra valer, ainda, de Sua intimidade.
Eu comecei a me interessar mais pela Palavra de Deus, da qual, outrora, eu era, digamos, apenas um simpatizante, e, nela, encontrei uns versículos bastante elucidativos, os quais, entre muitos outros, passaram a influenciar o meu dia-a-dia, ao invés dos livros de auto-ajuda. Vejamos Tiago 05: 16b a 18: “(...) a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto”
Diz ainda a Palavra Sagrada, em I Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar’.
Depois que aprendi isso, não há problemas, lutas, desafios que me façam esmorecer, porque nada, ninguém, nenhum poder terreno pode superar o poder do Altíssimo. Diante de Deus, os poderosos de plantão se tornam um nada; as lutas, os desafios são problemas vencidos. Basta tão somente ouvirmos com atenção a voz do Criador, seguindo os seus preceitos e passando a viver em constante prática de oração, para que possamos usufruir da mais doce Justiça e do mais Sublime Amor. O Amor de Deus. Hoje é essa receita que passo a todos que se interessem.

Pb Altamiro Leal