quarta-feira, 31 de março de 2010

Ele tomou sobre si...

Quarta-feira dia 31 de Março 2010


"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; [...] mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. "
Isaías 53.4-5

Todo o capítulo 53 do livro de Isaías é maravilhoso, e nos ajuda a compreender o significado do sacrifício de Cristo por nós. Ali está descrito, profeticamente, o que aconteceria no momento da crucificação. A cada versículo somos inundados pelo amor demonstrado por alguém que, sendo totalmente livre de culpa, assumiu o peso das nossas iniquidades, transgressões, enfermidades, simplesmente por amor. Que nesta semana em que se comemora a paixão e a ressurreição de Cristo, possamos refletir sobre esses acontecimentos e, também, se temos vivido de maneira que agrade a Ele

IBI BELA VISTA

Marataizes Es

Sua igreja na Barra

segunda-feira, 29 de março de 2010

Como è Feliz...

Segunda-feira dia 29 de Março 2010

Como é feliz aquele
que não segue o conselho dos ímpios,
não imita a conduta dos pecadores,
nem se assenta na roda dos zombadores!
Ao contrário, sua satisfação
está na lei do SENHOR,
e nessa lei medita dia e noite.
É como árvore plantada
à beira de águas correntes:
Dá fruto no tempo certo
e suas folhas não murcham.
Tudo o que ele faz prospera!

Não é o caso dos ímpios!
São como palha que o vento leva.
Por isso os ímpios
não resistirão no julgamento,
nem os pecadores na comunidade dos justos.

Pois o SENHOR aprova o caminho dos justos,
mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

(Salmo 1º – Bíblia Sagrada NVI)




IBI BELA VISTA
Marataizes Es
Uma Boa Semana com Jesus

sábado, 27 de março de 2010

Jeremias 23:3-4

Sábado, 27 de Março 2010

E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.
E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor. (Jeremias 23:3-4)


IBI BELA VISTA
Marataizes Es.
Bom fim de Semana

quarta-feira, 24 de março de 2010

Mover Loucos Por Jesus!!!!!


O cristão Morno

Quarta-feira dia 24 de Março 2010


Será que seu relacionamento com Deus mudou mesmo sua vida?
Você consegue distinguir evidencias do reino de Deus em sua vida?
Você se descreveria como uma pessoa totalmente apaixonada por Jesus Cristo?
Ou será que a palavra “Descomprometida” e “Morna” e a impressão “Parcialmente comprometido” são mais adequadas para qualificar sua vida espiritual?
Pessoas mornas freqüentam a igreja com regularidade, é isso que se espera delas, pois, e o que se acredita ser o comportamento dos “Bons Cristãos”, Por isso vão sempre aos cultos!
Isaias 29:13 Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor;
Os Cristãos mornos entregam o dizimo apenas por entregar, mas não com a fé que Cristo Jesus lhe dará 100 vezes mais se tu creres!
Pessoas mornas tem vergonha de dizer que são cristãos pois tem medo de sofrer algum tipo de rejeições.
Mas como Jesus Diz em Mateus 10:32~33:
Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Pessoas mornas se preocupam o tempo todo com a sua segurança, elas são escravas do Deus do controle total. E esse foco na segurança pessoal as impede de se sacrificar e arriscar por Deus!
Mas como Jesus cita em Lucas 14:34: Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor?
Jesus diz que a dedicação morna e sem envolvimento total é inútil; que isso faz nossa alma adoecer e que este tipo de sal “não serve nem para adubo”.
Por que quando o sal é mesmo salgado, ele ajuda o adubo a ser um bom fertilizante, mas uma fé descomprometida e morna é absolutamente inútil, não consegue nem Beneficiar o adubo.

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.
Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.

Agora se auto questione: SOU UM CRISTÃO MORNO?



IBI BELA VISTA
Marataizes Es
Sua Igreja na Barra

terça-feira, 23 de março de 2010

A fábula do velho sábio

Terça-feira dia 23 de Março 2010


Era uma vez um guerreiro, famoso por sua invencibilidade na guerra. Era um homem extremamente cruel e, por isso, temido por todos. Quando ele se aproximava de uma aldeia, os moradores saiam correndo para as montanhas, onde se escondiam do malvado guerreiro. Subjugou muitas aldeias.

Certo dia, alguém viu ele se aproximar com seu exército de uma pequena aldeia, onde viviam alguns agricultores e entre eles um velhinho, muito sábio. Quando o pessoal escutou a terrível notícia da aproximação do guerreiro, tratou de juntar o que podia e fugir rapidamente para as montanhas. Só o velhinho ficou para trás. Ele já não podia fugir. O guerreiro entrou na aldeia e foi cruel, incendiando as casas e matando alguns animais soltos pelas ruas. Até que chegou na casa do velhinho. O velhinho, quando o viu se assustou. E sem piedade, foi dizendo ao velhinho que seus dias haviam chegado ao fim. Mas, que lhe concederia um último desejo, antes de passá-lo pelo fio de sua espada. O velhinho pensou um pouco e pediu que o guerreiro fosse com ele até o bosque e ali lhe cortasse um galho de uma árvore. O guerreiro achou aquilo uma besteira. -"Esse velho deve estar gagá. Que último desejo mais besta." Mas, se esse era o último desejo do velhinho, havia que atendê-lo. E lá foi o guerreiro até o bosque e com um golpe de sua espada, cortou um galho de uma árvore.-" Muito bem" disse o velhinho. -"O senhor cortou o galho da árvore. Agora, por favor, coloque esse galho na árvore outra vez." O guerreiro deu uma grande gargalhada, dizendo que esse velho deve estar louco, pois todo mundo sabe que isso já não é mais possível, colocar o galho cortado na árvore outra vez". O velhinho então lhe respondeu:

- "Louco é você que pensa que tem poder só porque destrói as coisas e mata as pessoas que encontra pela frente. Quem só sabe destruir e matar, esse não tem poder. Poder tem aquela pessoa que sabe juntar, que sabe unir o que foi separado, que faz reviver o que parece morto. Essa pessoa tem verdadeiro poder".

IBI BELA VISTA

Marataizes Es.

Sua igreja na Barra

sexta-feira, 19 de março de 2010

CAMINHAR...

Sexta-feira 19 de Março 2010


Às vezes o caminhar é lento, mas o importante é não parar.
Mesmo um pequeno progresso é um avanço na direção certa.
E qualquer um é capaz de fazer um pequeno progresso.
Se você não pode conquistar algo importante hoje, conquiste algo menor.
Pequenos riachos se transformam em rios poderosos.
Continue em frente.
O que de manhã parecia fora do alcance, pode ficar mais próximo à tarde se você continuar em frente.
O tempo que usar trabalhando com paixão e intensidade aproximará você do seu objetivo.
É bem mais difícil começar de novo se você pára completamente.
Então, continue em frente.
Não desperdice a chance que você mesmo criou.
Existe algo que pode ser feito agora mesmo, ainda hoje.
Pode não ser muito mas fará com que você continue no jogo.
Caminhe rápido enquanto puder.
Caminhe lentamente quando for preciso.
Mas, seja o que for, continue andando.
E você conseguirá alcançar suas metas...
Realizar seus planos, sonhos...
Portanto, não desista, nunca!
E lembre-se que sua capacidade de continuar vem unicamente de Deus


Bom Fim de semana Para Todos


IBI BELA VISTA

Marataizes - Es

Sua igreja na Barra

Cultos: Terças 19:30 , Sextas 19:30, Domingos 19hs

http://ibibelavista.blogspot.com/

quinta-feira, 18 de março de 2010

A casa queimada

Quinta-feira 18 de Março 2010


Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano.

Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada.

Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço construiu uma casinha para ele.

Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.

Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim, com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca.

Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos:

- Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar por completo. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?

Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo:

- Vamos rapaz?

Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo:

- Vamos rapaz, nós viemos te buscar...

- Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?

- Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante.

Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus queridos.

MORAL DA HISTÓRIA - Quantas vezes nossa "casa se queima" e nós gritamos como aquele homem gritou? Em Romanos 8,28 lemos que todas as coisa contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Às vezes, é muito difícil aceitar isto, mas é assim mesmo. É preciso crer e confiar!

IBI BELA VISTA

Marataizes - Es

Sua igreja na Barra

Cultos: Terças 19:30 , Sextas 19:30, Domingos 19hs

http://ibibelavista.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de março de 2010

PAIXÃO PELAS ALMAS

Quarta-feira dia 17 de Março 2010


PAIXÃO PELAS ALMAS

1. O AMOR DE DEUS PELO MUNDO
a) Deus amou "de tal maneira" que... - Jo.3:16.
b) Deus prova seu amor para conosco... - Rm.5:7,8.
c) Deus deseja que todos sejam salvos... - I Tm.2:4.

2. O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
a) A reconciliação é o primeiro passo na obra de salvação - Rm.5:10.
b) Começa na cruz, e foi confiado a nós - I Co.5:18-20.

3. DEVEMOS AMAR OS PERDIDOS
a) Paulo fazia todo o possível ao seu alcance para
b) Disposição de dar a própria vida - At.20:24. alcançar o máximo de pessoas possível - I Co.9:19-23.
c) Projeto de tempo integral (a tempo e fora de tempo) - II Tm.4:2.
d) Devemos salvar as almas, arrebatando-as do fogo do inferno - Jd.22,23.

4. FRUTIFICAÇÃO
a) O crente que não frutifica será cortado da videira - Jo.15:1-3.
b) Só podemos frutificar pelo fluir da vida de Cristo em nós - Jo.15:4,5.
c) Deus quer uma frutificação abundante (muito fruto) - Jo.15:8.
d) Frutos que permanecem (consolidação e discipulado) - Jo.15:16.
e) Fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras - Ef.2:10.
f) Nossas obras (ministério) são chamados frutos - Cl.1:10.

5. VISANDO A RECOMPENSA
a) A recompensa depende de uma atitude correta - I Co.9:16-18.
b) O tribunal de Cristo - II Co.5:10.
c) A recompensa vem das mãos do Senhor Jesus - Ap.22:12.
d) Não é quanto fazemos, mas sim a nossa fidelidade ao que Deus nos confiou a fazer - Mt.20:1-16.
e) Resplandecendo como estrelas - Dn.12:3.
f) Nada que fazemos para o Senhor é em vão - I Co.15:58.
g) Nossas obras nos acompanham - Ap.14:13.

IBI BELA VISTA
Marataizes - Es
Sua igreja na Barra

http://ibibelavista.blogspot.com/

terça-feira, 16 de março de 2010

IBI BELA VISTA em AÇÃO

Terça-feira dia 16 de Março , 2010
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.










div>












IBI BELA VISTA

A SUA IGREJA NA BARRA
Marataizes - es.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Segunda-feira dia 15 de Março 2010


"Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)"

O Senhor Jesus não estava falando de um segundo nascimento físico, mas sim, de um nascimento espiritual, no qual o pecador recebe um novo coração com uma nova natureza. Isto vem de cima, é do céu. É obra do Espírito Santo. Portanto não é uma operação que uma pessoa pode fazer para si mesma.

"Mas, para que um novo nascimento? Afinal, eu tenho uma vida muito boa, Tenho sido caridoso com os mais necessitados e freqüento uma religião pelo menos uma vez por semana." Este é o pensamento de muitos. Mas um exterior bonito e bem pintado não é suficiente. É necessário uma transformação interior.

Em um espinheiro comum, um jardineiro enxertou uma rosa esplêndida, que ao florescer mostrou rara beleza e maravilhoso perfume. A velha rosa estava ainda lá, mas sua característica era de uma nova planta. Assim é o novo nascimento para aqueles que o experimentam.

Estará você satisfeito com o seu interior, da mesma forma que está com o exterior? Não estaria vivendo apenas uma aparente felicidade?


IBI BELA VISTA
Marataizes - Es
Uma Boa Semana

sábado, 13 de março de 2010

Deus está conosco !!!

Sábado, 13 de Março, 2010


Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. -- Romanos 8:28

PENSAMENTO:Deus está nas nossas vidas. Ele está trabalhando neste momento,arrumando as bagunças destrutivas de Satanás e nos guiando aos lugares que Ele quer que vamos. Isso é verdade em tudo que fazemos e em todo lugar que vamos. A chave é buscarmos o Seu propósito,vivermos na vontade dEle. Se isso for o nosso alvo, então podemoster certeza que nosso Deus está conosco em cada passo da nossa jornada.

IBI BELA VISTA

Marataizes - Es.

Bom fim de Semana!

sexta-feira, 12 de março de 2010

De Onde me Vem o Socorro?

Sexta-Feira dia 12 de Março de 2010


"Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? (Salmos 121:1)"

Há algum tempo atrás, um jovem marinheiro estava fazendo sua primeira viagem para o alto mar. Cruzando o Atlântico, o navio enfrentou uma pesada tempestade. O marinheiro recebeu ordens para subir e verificar as condições das velas. Enquanto estava subindo, cometeu um erro e olhou para baixo. O movimento do navio combinado com o das ondas deixou-o bastante assustado e ele começou a perder o equilíbrio. Um outro marinheiro, mais velho e experiente, vendo a situação gritou para o jovem: "Olhe para cima, filho! Olhe para cima!" Voltando seu olhar para o alto, o jovem recuperou seu equilíbrio.

É preciso que nós, cristãos, deixemos de andar de cabeça baixa, humilhados e sem esperança. Devemos olhar para o alto, em direção ao céu, fonte de nossa salvação. Há vitória em Jesus. Somos vencedores e nossas atitudes devem testificar disso.

Como seres humanos que somos, é comum cometermos erros em nossa caminhada diária. E, quando isso acontece, de que maneira reagimos? Frustramo-nos e nos deixamos abater, trancando-nos como se a nossa consciência já nos houvesse condenado ou tratamos de consertá-los, confiando que na próxima acertaremos?

Quando nos deixamos dominar pelo fracasso e, cabisbaixos, renunciamos ao direito de novas tentativas, rejeitamos a mão estendida do Senhor e desconsideramos o estímulo que nos deixou ao dizer: "Esforça-te e tem bom ânimo... o Senhor teu Deus é contigo." bom ânimo" Nas horas de dificuldades e aflições,a melhor decisão a tomar é olhar para o alto, buscar direção e sabedoria dos céus e confiar que Deus tem a solução para tudo.

Se você acha que não há saída para suas lutas, olhe para cima -- é por ali que você alcançará a sua bênção.

IBI BELA VISTA
Marataizes - Es.
A sua igreja na Barra

quarta-feira, 10 de março de 2010

Não Desista!

Quarta-Feira dia 10 de Março 2010
Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

Hb.10:38,39

Nunca desista de recomeçar.
Ainda que possa parecer complicado ,reflita que todo reinicio traz sempre novidades.
A visão sem ação, não passa de um sonho.
A ação sem visão é só um passatempo.
A visão com ação pode mudar o mundo.

IBI BELA VISTA

Marataizes - Es

Bom dia com Jesus!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Este é o dia que o Senhor nos fez

Segunda-Feira 08 de Março 2010
Dia Internacional da mulher
Parabéns a todas as mulheres!

IBI BELA VISTA
Sua igreja na Barra

sábado, 6 de março de 2010

Na vida

Sábado dia 06 de Março 2010

Cartões Gospel


Na vida

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não arrisca vestir uma cor nova e não fala com quem não conhece

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o escuro ao invés do claro e os pingos nos "is" a um redemoinho de emoções, exatamente a que resgata o brilho nos olhos, o sorriso nos lábios e coração ao tropeços.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto, para ir atrás de um sonho.

Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, ouvir conselhos sensatos.

Morre lentamente quem não viaja, não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da sua má sorte, ou da chuva incessante.

Morre lentamente quem destrói seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, nunca pergunta sobre um assunto que desconhece e nem responde quando lhe perguntam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em suaves porções, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples ar que respiramos.

Somente com infinita paciência conseguiremos a verdadeira felicidade.

IBI BELA VISTA

Marataizes - Es
Neste domingo faça-nos uma visita

Rua João de Deus Madureira 109 na Barra

sexta-feira, 5 de março de 2010

O que Deus não vai perguntar

Sexta-Feira dia 05 de Março 2010

O que Deus não vai perguntar

Deus não vai perguntar que tipo de carro você costumava dirigir...

Mas vai perguntar quantas pessoas que necessitavam de ajuda você transportou.

Deus não vai perguntar qual o tamanho da sua casa...

Mas vai perguntar quantas pessoas você abrigou nela.

Deus não vai fazer perguntas sobreas roupas do seu armário...

Mas vai perguntar quantas pessoas você ajudou a vestir.

Deus não vai perguntar o montante de seus bens materiais...

Mas vai perguntar em que medida eles ditaram sua vida.

Deus não vai perguntar qual foi o seu maior salário...

Mas vai perguntar se você comprometeu o seu caráter para obtê-lo.

Deus não vai perguntar quantas promoções você recebeu...

Mas vai perguntar de que forma você promoveu os outros.

Deus não vai perguntar qual foi o título do cargo que você ocupava...

Mas vai perguntar se você desempenhou o seu trabalho com o melhor de suas habilidades.

Deus não vai perguntar quantos amigos você teve...

Mas vai perguntar para quantas pessoas você foi amigo.

Deus não vai perguntar o que você fez para proteger seus direitos...

Mas vai perguntar o que você fez para garantir os direitos dos outros.

Deus não vai perguntar em que bairro você morou...

Mas vai perguntar como você tratou seus vizinhos.

E eu me pergunto:

Que tipo de respostas terei para dar?


IBI BELA VISTA


Marataizes - Es


UM BOM FINAL DE SEMANA PARA TODOS!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Um exemplo de vida e fé a ser imitado.

Quinta-Feira dia 04 de Março 2010

Hebreus 11:36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões.

Hebreus 11:37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados

Hebreus 11:38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.

Hebreus 11:39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa,

Hebreus 11:40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.




Sempre vou lembrar... Da coragem, do amor, da firmeza, da fe e devoção A Pureza e Vontade, a Fé e a Emoção Da igreja do tempo de Paulo, de Pedro e João Que enfrentavam a furia de Roma Mas nunca...

IBI BELA VISTA
Marataizes - Es
Uma Igreja Viva

quarta-feira, 3 de março de 2010

5 Anos de Vitórias (IBI Bela Vista)

Quarta-Feira dia 03 de Março 2010
Olá meus amados irmãos a paz do Senhor
Estamos postando no dia de hoje fotos referentes ao aniversário de nossa igreja
27 e 28 de Fevereiro

Foram dias de muitas vitórias em Cristo Jesus
Momento de Comunhão
Thayann e Paulo Rodrigo
Equipe de louvor (IBI Betel Coqueiral de Aracruz)
Imãos Atentos
Momento de Oração
A Vitória é Nossa
Irmão Henrique
O Povo de Deus Alegre
Adoração
Pb.Atamiro,Ev.Ricardo,Pr.José Carlos
Momento de louvor
Momento da Palavra
Ev.waldeir (ADN)

Irmão Pablo adorando ao Senhor

Momento da Palavra
Ev.Olivia (ADN)

Ev.Waldeir e a irmã Giseli adorando a Deus

Grupo Instrumentos de Deus

Pr. Eliezer e o Ev. Waldeir
IBI BELA VISTA
UMA IGREJA VIVA
Até aqui nos ajudou o Senhor