quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Oração abominável



O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável
Provérbios 28.9
A história nos mostra que não é de hoje, nem de minha geração, que se enfatiza a necessidade de oração.
Fui ensinado, desde criança pequena, a não dormir, não me levantar e nem comer, sem orar. Mais tarde conheci quem não começa o mês sem uma semana de oração ou o ano sem uma reunião especial agradecendo a Deus pelo que passou e pedindo um bom ano novo.
Não estou dizendo que orar seja errado. De modo algum. As Sagradas Escrituras estão cheias de exemplos de homens de oração, a começar com o próprio Senhor Jesus. Vão mais longe: são claras em ordenar o quase incompreensível: “Orai sem cessar” (1Ts 5.17). Entretanto uma oração pode ser abominável como o texto acima nos garante.
O Senhor Jesus também condena as orações repetitivas: “E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos” (Mt.6.7).
Porém, além de não ser ouvida, como as orações cheias de repetições tolas, o texto fala de uma oração, que aos olhos de Deus é abominável, e deixa claro que ela tem essa qualidade em função de ser feita por quem não considera a Lei de Deus.
O original se refere à Torah - o que nós protestantes chamamos de Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) - porém, à luz do Evangelho, entendemos como uma referência direta à totalidade das Sagradas Escrituras: consequência daqueles cinco benditos livros.
Mas, deve ficar claro que “tapar os ouvidos à Lei” não significa apenas gesto físico. Aqui temos uma figura de linguagem em que a coisa material é tomada por sua função.
O texto está dizendo que a pessoa que não orienta seu viver pelos ensinos da Escritura, ao orar, está cometendo uma abominação diante de Deus. Isso fica óbvio quando se pensa em alguns aspectos. Por exemplo:
1. Pedidos que contrariam os desígnios de Deus. Na maioria das vezes não conhecemos a vontade de Deus a respeito de nossa própria vida - o Apóstolo Paulo pediu que lhe fosse tirado o “espinho da carne” e ouviu “minha graça te basta” - mas sabemos a vontade geral. Deus não deseja que quebremos seus mandamentos. Portanto pedir sua bênção sobre uma união desonesta, ou sobre um negócio ilícito, por exemplo, é abominação.
2. Orar com outra intenção que não seja falar com Deus. Há quem ore para ser visto pelos outros ou para predispor-se a alguma ação.
No primeiro caso, nosso Senhor Jesus condenou tal prática com tanta veemência que parece que era corriqueira em seus dias. Por sua descrição no Sermão do Monte, parece que alguns ficavam em pontos estratégicos para serem vistos orando.
Já conheci quem aproveitasse a oração para elogiar a si próprio ou fazer um verdadeiro sermão com exortação.
Há como documentar algo semelhante: No livro Este Mundo Tenebroso (não é uma recomendação de leitura. Pelo contrário: se não leu, não leia) há uma oração de uma velhinha, muito marcante no enredo, que se dirige a Deus cândida e fervorosamente, mas logo começa a repreender a Satanás. Quando li, fiquei pensando com quem ela estava realmente falando.
No segundo caso, há quem ore para si mesmo. É o que ensinam muitos pregadores do evangelho da prosperidade. Dizem: Repita o que você quer. Exija com detalhes e você conseguirá ver seu desejo realizado. Isso sequer pode ser chamado oração.
Nossa oração deve ser feita com a simplicidade e confiança de uma criança que pede algo a seu pai. Não um moleque traquinas e mimado, mas uma criança amável e amada. Do contrário Deus a terá por abominável.
Originalmente postado no blog do Pastor Folton Nogueira

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pensamento



"Não digas tudo o que sabes, Não faças tudo o que podes,
Não acredites em tudo o que ouves,
Não gaste tudo o que tens. Porque:
Quem diz tudo o que sabe, Quem faz tudo o que pode,
Quem acredita em tudo o que ouve,
Quem gasta tudo o que tem. Muitas vezes,
Diz o que não convém,
Faz o que não deve, Julga o que não vê,
Gasta o que não pode. " 

sábado, 14 de janeiro de 2012

VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA COMPROMETIDA COM A CAUSA DO EVANGELHO?



Por que a resposta a essa pergunta é importante? É porque o Reino de Deus é formado somente por pessoas comprometidas, ou, que tem obrigações a serem cumpridas.
Então neste local que chamamos Igreja, passa a ser um lugar em que você tem responsabilidades A CUMPRIR. Não é um local de lazer ou de descanso.
E quais são essas responsabilidades?

Primeiro:
fidelidade. Seja um crente fiel! Ame a sua igreja, os irmãos, lembre-se de que você vai morar junto com eles no céu. Somos uma família!  Não pode haver entre nós falsidade.

Segundo:
você deve pregar o evangelho ao seu amigo, vizinho, as pessoas que o cercam e trazê-los para a igreja para serem batizados e fazerem parte da sua igreja. Você tem feito isso na sua empresa, ou você é um “agente secreto de Deus?” Deus não tem agentes secretos. Ele tem agentes públicos. Você deve brilhar a sua luz onde andar, no seu trabalho, seja onde for, fale de Cristo.

Nós apenas falamos, o Espírito Santo se encarrega do resto...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Abrigo em Deus

Deus meu abrigo fiel:
Aquele que me guarda e me livra quando estou com medo.
Aquele que me diz: Não temas estou contigo.
Aquele que me consola quando estou triste.
Aquele que ressuscita as minhas esperanças quando tudo parece não ter mais jeito.
Aquele que entende com paciência os meus sentimentos e minhas emoções.
Aquele que sempre cumpre o que promete.
Aquele que olha para mim e vê o meu coração.
Aquele que me escolheu antes mesmo de eu ter nascido.
Aquele que conhece o meu futuro.
Aquele que me ensina.
Aquele que enxuga as lágrimas do meu coração.
Aquele que não deixa os meus sonhos morrerem.
Aquele que está gerando a minha vitória.
Aquele que nunca se atrasa.
Aquele que entende quando digo "apressa-te" e me ensina quando responde: "espera".
Aquele que é fiel.
Aquele que é misericordioso.
Aquele que me ama.
Aquele que não me desampara.
Aquele que vem em meu socorro.
Aquele de que preciso neste momento.
 
 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Você é um escolhido de Deus.

"Se algum dia alguém te dizer que você nunca fez nada de importante, não se preocupe. O mais importante já foi feito: você!" - Jeremias 1:5 "Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do ventre de tua mãe, Eu te consagrei."

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda." João 15:16

"Deus tarda,mais não falha "

"Deus tarda,mais não falha "

Que grande engano!

Um dos ditados populares a respeito de Deus diz: “Deus tarda, mas não falha”.
Será que isto representa mesmo uma verdade?

“O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam…” (2 Pedro 3.9)

Comparando o ditado popular com o que diz a Palavra de Deus, vemos que a ideia de que Deus “tarda” é fruto da visão superficial e imediatista do ser humano.

Deus nunca tarda,ele faz no tempo certo ,na hora certa...

Às vezes na nossa percepção é demorada a chegada da benção ,do milagre.

Mais jamais se esqueça que o tempo de Deus é o certo e Nele tudo provém.

Por que assim como Deus é perfeito,tudo o que Ele faz é também,independentemente do tempo em que isso foi feito.


Eu creio ! ” Deus não tarda e não falha” Pois o tempo de DEUS não é o tempo do homem.
(Reflita )
 A.M.