terça-feira, 27 de março de 2012

Obra das mãos Deus

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;
Image Hosting


Manancial de Águas Vivas

Photo Sharing

Há quem se alegre com tua dor
E os que celebram o teu mal
Mas quem clamará por ti
E quem chorará por ti

Tua formosura se escondeu
E a tua vergonha é o que se vê
Mas quem clamará por ti
E quem chorará, quem se levantará

Se a nação clamar
Haverá paz em ti
Teu rio fluirá
E serás um manancial de águas vivas

E por amor a ti
Eu não me calarei
Até ver tua luz
Então de ti se dirá
São tuas portas louvor
Teus muros salvação

Luz da Aurora

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4.18.
Image Hosting Site


quarta-feira, 14 de março de 2012

Sonhos


Para uma pessoa que não tem sonhos, qualquer coisa serve.
Quem nunca sonhou com algo que posteriormente veio a receber? A sensação é das melhores do mundo. Sonhos nos levam a caminhar em uma direção, com um propósito.
José teve um sonho. Ele sonhou que tanto seu pai como seus irmãos se dobrariam diante dele. Só havia um problema: ele era o caçula. Como esse sonho poderia se tornar realidade? É como se o caçula de sua família diga hoje que será o presidente dos Estados Unidos. O que você diria?
Quando temos sonhos que vêm dos propósitos de Deus, estes costumam ser muito maiores do que podemos alcançar. Hudson Taylor, um missionário inglês que foi tremendamente usado por Deus para alcançar chineses dizia: “A obra de Deus começa difícil, depois se torna impossível. E então é feita.”
Assim foi com José. Começou difícil, depois se tornou impossível. Ele foi vendido como escravo. Depois foi preso. E então se tornou o primeiro ministro de Faraó na maior potencia do mundo antigo.
Quando você tem um sonho, ninguém te apoiará. O sonho é seu. Sonhos não se compartilham, se sonham. Pode ser que existam mais pessoas sonhando a mesma coisa, e isto vem de Deus. Porém ninguém verá aquilo que você está vendo. E não se preocupe porque se este sonho vem de Deus, Deus é quem planejou, e se este sonho veio dos planos de Deus, será realizado.
Um com Deus é maioria. Lembre-se disso. E busque sonhar aquilo que Deus tem planejado para você.

quarta-feira, 7 de março de 2012

O que seria do homem sem a mulher?


 
 
No dia 8 de Março é comemorado “Dia Internacional da Mulher”. De fato, a mulher merece tal homenagem. O próprio Deus, ao criar o homem, deixou bem claro que “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 1:18). 
 Pela lógica, o homem sem a mulher nunca iria se completar, e por isso Deus providenciou para ele uma companhia mais que especial, a mulher. Sou grato a Deus pela minha amada e querida esposa, que tem me amado e cuidado de mim. O que seria de mim sem ela? O que seria de você filho, sem sua mãe, de você esposo, sem sua esposa? O que seria de nós homens, sem as mulheres? Na Bíblia, o que seria de Adão sem Eva, de Isaque sem Rebeca, de Elcana sem Ana, de Áquila sem Priscila, de Abraão sem Sara? 
Homem, você que é casado e está em uma aventura amorosa denominada adultério, saia dessa e peça a Deus para restaurar seu casamento. Você que tem o hábito de contar certas piadas que difamam e denigrem a imagem da mulher, gostaria que insultassem sua mãe, irmã ou filha? A mulher foi feita para ser amada, respeitada, protegida e amparada pelo homem. Ela nasceu para a glória de Deus, mas por causa do pecado, infelizmente, muitas tem se inclinado sem limites ao mundo da sensualidade, banalizando assim seu próprio ser. Foi o caso da mulher de Potifar, por exemplo, que assediou sexualmente, sem tréguas, a José. (Gênesis 39:1-18). 
A mulher foi projetada por Deus para santidade e não para sensualidade promíscua. Muitas buscam conquistas e fama na base da sensualidade e exposição da nudez. 
Mas graças a Deus que ainda existem mulheres virtuosas, sábias, educadas, que mantém sua postura de integridade perante Deus e perante os homens. Mulheres que não corromperam sua moral, que não expuseram sua nudez para alcançar algum ibope, que disseram não a tudo que poderia ferir sua imagem e personalidade. A única coisa que estraga a beleza da mulher e do homem é o pecado. Mas Jesus é a solução para tal problema. 
O segredo está em 1 João 1:9: “Se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Mulher, vale a pena se cuidar fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Em relação à criação do homem e da mulher, o Pr. Cláudio Duarte finaliza a declamação de uma poesia com a seguinte declaração: 
“Algumas mulheres se irritam e afirmam de arma em punho que a vida da obra prima vem sempre após o rascunho, mas há também homens que falam e há quem acredite, que Deus fez Adão primeiro para Eva não dar palpite. Mas isso é irrelevante para o sucesso da vida a dois, para ser feliz não importa quem veio antes ou depois, porque Deus fez tudo perfeito e discorde quem quiser, mas o melhor da mulher é o homem e o melhor do homem é a mulher.”
Parabéns pelo seu dia, mulher! Louvado seja Deus por sua vida!
Mis. Ademir S. de Almeida

quinta-feira, 1 de março de 2012

Anseios


Sérgio Lopes

Por mais que eu procure meus anseios esconder
Há em mim vontades que contorcem meu querer
Tua santidade é só o que eu quero ter
Mas, Senhor como proceder?
Se à noite às vezes o silêncio me seduz
E por torpes rumos meu coração me conduz
Uma sombra me persegue mesmo onde há tanta luz
Me quebranto quando vejo tua cruz
Quero tua voz ouvir, quando o vento vem me corrigir.
Me ensinando que preciso caminhar
Sem me importar por onde vou
De onde vim e porque só estou
Só preciso ter certeza que em mim tudo já mudou.


NOSSO MUNDO INDIVIDUALISTA


O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo
pelo conselho cordial. Provérbios 27:9
Outro dia, lendo a comovente história da amizade de Rute com sua sogra Noemi, deparei-me a divagar sobre os relacionamentos humanos em nossa época; no pouco espaço que temos para a construção de amizades genuínas, para expressões de carinho, para o desenvolvimento de um companheirismo desinteressado.
Num mundo competitivo, negociante, individualista, mostrar amor é um mau negócio, pois há sempre o pensamento de o outro vai se aproveitar, explorar, cobrar. Este tipo de conceito tem levado homens e mulheres, jovens e velhos a esconderem seus sentimentos, tanto os bons quanto os maus.
Antigamente era comum às pessoas esconderem as coisas más ou erradas que faziam, para manter uma imagem, hoje, todavia, escondemos também aquilo que é bom: Escondemos a ternura, o encantamento, o agrado em ver, em acariciar, em cooperar; escondemos a gentileza, a alegria, o romantismo, a poesia, sobretudo o brincar com o outro. Desistimos de compartilhar, de fazer amigos. As pessoas adotam uma postura defensiva e crítica e o comentário que mais ouvimos é: “ah! Se todos fossem compreensivos, corretos, educados, bem intencionados. Certamente mundo seria muito diferente”!
Essa é a frase que mais ouço nos meus contatos com amigos e irmãos em Cristo, especialmente cada vez que alguém se refere a uma falta que outro cometeu. Todas as pessoas que falam comigo parecem tão boas, compreensivas, amáveis e espirituais. “Ele não podia ter feito isso, não é coisa de crente”. O que há de errado com este pensamento? Nada! É a mais pura verdade! O que não dá para compreender é como há tanta maldade num mundo de gente tão boa.
É mais curioso ainda quando ouvimos as pessoas combatendo o egoísmo, criticando aqueles que não pensam nos outros. Faz-me lembrar um amigo meu, quando se queixava de solidão: “todo mundo só pensa em si, só eu que penso em mim”.
Naturalmente que a frase provocou riso entre os membros do grupo,  mas infelizmente essa é a realidade de hoje. Pessoas frustradas que não enxergam nada além de seu umbigo, razão pela qual vivem sofrendo com muitas dores de cabeça, úlceras, depressão, insatisfação pessoal, frustração.
As pessoas precisam aprender que o segredo da felicidade está em amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo (Mt 22.37-39).
A falta de Deus na vida tira da pessoa o foco principal de sua motivação, limita a capacidade de discernir o que pode ser bom ou mau e o resultado pode gerar em fracasso e frustração. Afastar-se dos amigos, ou nem ao menos preocupar-se em construir amizades, provoca solidão, angústia, desespero.
Chegando perto do Natal é importante pensarmos no valor da amizade, do companheirismo, da solidariedade entre irmãos. É tempo de pensar no outro e de refletir sobre a importância de mudarmos. Pensar exclusivamente em si, não tirar tempo para o outro, não é apenas uma expressão de egoísmo. É acima de tudo a causa de muito sofrimento pessoal. Jamais houve tanto problema de frustração, depressão, ansiedade, medo, baixa auto estima, como nos tempos atuais. E isso certamente é causado pela falta de associação com outras pessoas, falta de uma relação de camaradagem que expressa bondade entre os indivíduos.
Ninguém é uma ilha. Deus nos fez interdependentes porque dessa maneira podemos nos desenvolver adequadamente e com mais saúde emocional. 
Pensar no outro é terapia. Jesus ensinou: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, demonstrando que a doação mútua é construtiva, fortalecedora.
Quem tem amigos vai menos ao psicólogo, toma menos medicamentos e economiza dinheiro no lazer. Se queremos a felicidade, não devemos ficar esperando que o mundo melhore. Precisamos aprender que o verdadeiro “pensar em si”, o verdadeiro “amar a si mesmo” se completa na relação de mutua cooperação com o outro.
Nossa realização pessoal vem na proporção em que nos habituamos a pensar no outro como uma extensão de nossa vida. E, se todos pensarem assim, não teremos mais problemas de egoísmo e ainda estaremos sempre sendo ajudados, compreendidos, amparados por aqueles que pensam em nós na mesma forma que pensamos neles.
Precisamos aprender que o individualismo é mortal, e por isso a Biblia diz: “melhor é serem dois do que um, porque se um cair, o outro ajuda a levantar”. Talvez seja certo afirmar que pensar em si é o mesmo que pensar primeiramente no outro.

Pr. José Aldoir Taborda