quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A primavera Chegou


A primavera chegou ao Brasil na data de hoje.
No hemisfério sul, a temporada da primavera começa em setembro e finda em novembro. É nela que florescem uma grande variedade de plantas e os animais perpetuam o ciclo da vida.
Quando a Bíblia Sagrada foca esta estação colorida, nos passa grande lição. Diz que a vida, a beleza e o vigor da juventude, são coisas passageiras, e a Palavra de Deus é eterna: “Na verdade o povo é relva. Seca-se a relva e cai a sua flor; mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre” - Isaías 40. 7 b – 8).
O livro Cantares de Salomão focaliza a primavera. Nele, temos um dos mais belos romances do Antigo Testamento retratado através da antiga poesia oriental. Encontramos belos versos falando sobre o amor de Salomão pela noiva Sulamita e vice-versa. O livro mostra o relacionamento puro deles, tão puro que é alçado ao nível do amor de Cristo pela Igreja.
O sentimento correspondido de ambos é algo que os torna sensíveis e leves, torna seus olhos comuns em olhos mais aguçados e preparados para capturarem os detalhes mais sublimes e belos que o Criador fez: “Aparecem as flores na terra; chegou o tempo de cantar; e já se ouve o arrulhar da rolinha em nossa terra. A figueira começa a dar os seus primeiros figos; as vinhas estão em flor e espalham as suas fragrâncias...” - Cantares de Salomão 2.12-13.
Não é por acaso que a fase do apogeu do ser humano, quando a força e a beleza estão no seu ápice, é chamada de “a flor da idade”, inclusive o apóstolo Paulo transmitiu este pensamento (1ª Corintios 7.36) e de igual modo o livro de Salmos, capítulo 1, ao nos dizer que seremos bem-aventurados quando frutificarmos na estação certa.
A primavera é a mais linda das quatro estações. É a época da poesia, é quando Deus distribui flores para todos nós!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Menino, a Avò e o Patinho


Era uma vez um pequeno rapaz que estava de visita aos seus avós. No quintal ele brincava com um estilingue e tentava acertar nos seus alvos, mas nunca conseguia.Quando ficou desmotivado, desistiu e voltou para casa para jantar. À medida que se aproximava da casa, viu um patinho de estimação da sua avó. Num impulso, ele pegou o seu estilingue e acertou no pato, matando-o. Ele ficou chocado e pesaroso. Escondeu o pato num cantinho, uma vez que apenas a sua irmã o tinha visto. Sara, a sua irmã, tendo visto tudo não contou nada a ninguém. Depois do jantar, a avó disse 'Sara, ajuda-me a lavar os pratos'. Mas a Sara argumentou: 'Avó, o Joãozinho disse-me que queria ajudar na lavagem hoje.' Em seguida, murmurou ao seu irmão - 'Lembras-te do pato ?'. Assim, a Sara foi pescar e o Joãozinho ficou na cozinha a ajudar. Na manhã, eles queriam ir pescar, mas a avó disse 'É pena, mas preciso que a Sara me ajude a fazer o almoço.' Aí, Sara sorriu e disse: ' Ora, não faz mal, porque o Joãozinho disse que queria ser ele a fazer!'. Virou-se para o seu irmão e murmurou outra vez : 'Lembras-te do pato?'. E lá foi ela brincar no lago e o Joãozinho ficou na cozinha. Depois de uma série de dias fazendo as suas tarefas e as de Sara, o João já não conseguia mais.Chegou-se ao pé da avó e confessou que tinha matado o pato. A avó ajoelhou-se, deu-lhe um abraço e disse 'Querido, eu sei! Eu estava na janela quando tu acertaste nele. Eu vi tudo. Mas eu amo-te e te perdôo. Estava só vendo até quando iria deixar que a Sara fizesse de ti seu escravo. 'O que quer que tenha acontecido no nosso passado, o que quer que Satanás continue a atirar-nos à cara, lembre-se - 'Jeová estava na janela e ele viu tudo'. Ele estava só esperando até quando íamos deixar que Satanás fizesse de nós seus escravos.A melhor coisa sobre Jeová é que ele não só perdoa como também esquece.''Porque tu, ó Jeová, és bom e estás pronto a perdoar; E é abundante a benevolência para com todos os que te invocam''. — Salmo 86:5.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tempo de amadurecer


É normal que uma criança com menos de um ano de idade engatinhe, mas quando ela está com cinco esperamos que troque passos firmes e caminhe bem equilibrada. Neste fase infantil, encaramos com naturalidade perceber que não tenha noções do perigo, mas após chegar aos trinta anos esperamos que saiba projetar as consequências dos seus atos e contenha-se diante dos grandes riscos.
.
O erro de grande parte dos nossos irmãos é não ter o conhecimento da Palavra de Deus como um todo, contentam-se em conhecê-la em partes. E dessa forma eles não crescem, não amadurecem na fé. Isto é grave, pois apesar de conviverem com dogmas, liturgias, doutrinas esclesiásticas, não adquirem discermento espiritual e não têm capacidade de diferenciar entre o que realmente importa e tem valor e o que é descartável e sem importância!.Não é possível conhecer uma pessoa, perfeitamente, se não conhecemos o que ela pensa sobre tudo. Para conhecer ao Senhor é necessário conhecer INTEIRAMENTE Sua Palavra, pois nela está contida os pensamentos dEle. Conhecer a Palavra produz fé; conhecer a Deus produz amadurecimento espiritual.
.
A falta de conhecimento gera problemas ao crente ignorante das Escrituras Sagradas e também a todos que o cercam. Ele é enganado pelo próprio coração, é movido pela emoção humana, não é capaz de se equilibrar e nem se mover pela fé. Os objetivos que ele busca não são os mesmos que estão na Bíblia Sagrada, embora acredite que sejam. Confunde religiosidade com espiritualidade; confunde o Corpo de Cristo com instituições eclesiásticas criadas pelos homens; não sabe discernir quem é um verdadeiro irmão em Cristo - pensa que são apenas os que congregam na mesma denominação que a dele (e até com estes que julga ter laços fraternais ele não consegue viver em perfeita paz).
Não é possível afirmar, mas muitos estão na lavoura de Deus e não crescem como deveriam crescer porque não são o trigo, são o joio. Eles usam as Escrituras mas não agem como ela determina. Chamam a Jesus de Senhor mas não adotam o mandamento que ordena amar a todos; falam em línguas estranhas, porém, nos relacionamentos agem segundo o comportamento da carne. Eles ofendem... Eles desprezam uns aos outros... Pensam que tal comportamento seja coisa natural de quem vive e anda segundo o Espírito. Pensam assim porque suas mentes estão na fase da criança que engatinha ou processam o raciocínio conforme o estilo joio de ser crente..
Jesus é o Pão da Vida. O trigo tem tudo a ver com Jesus porque nasce, cresce e um dia se transforma em pão, se assemelha a Cristo. O joio para nada serve, a não ser ir para a fogueira e ser queimado.
.Oremos por essas pessoas que não têm disposição para ler, meditar na Bíblia Sagrada, e assim crescer e amadurecer através do conhecimento de Deus!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MARCAS DE UMA IGREJA VIVA E RELEVANTE


1- SERVIÇO- "Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram,". O maior exemplo e a melhor definição sobre serviço foram dados por Jesus, quando disse: "Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mc 10.45) O pecado destruiu esta característica natural e espontânea dos seres humanos. O que deveria ser algo prazeroso e desejável, tornou-se uma atitude a ser conquistada com muito esforço. Pela fé e fortalecido pelo poder do Espírito Santo de Deus somos chamados a servir às pessoas e à obra de Deus, servindo ao Senhor com toda humildade, lágrimas e provações. Há um grande preço a ser pago, mas também há uma grande recompensa.
2- PREGAÇÃO- "jamais deixando de vos anunciar cousa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa,…Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto. Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus." (At 20.20,12,25-27). "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." (Rm 10.17) A pregação é o alicerce sobre o qual a Igreja é edificada. Qualquer ação ou serviço, sem uma doutrina correta, torna-se um trabalho em vão e até mesmo uma heresia.
3- MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO- "E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações." ( At 20.22-23). "Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E há também diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação é concedida a cada um visando um fim proveitoso." (1 Co 12.4-7). Sem a presença e as manifestações do Espírito Santo a Igreja não passa de um corpo sem vida, inútil.
4- COMPROMISSO- "Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus." (At 20.24) O Apóstolo Paulo expressa diante dos presbíteros de Éfeso, reunidos no "Retiro Espiritual de Mileto", do seu compromisso com a causa que ele um dia abraçou no Caminho de Damasco. A Igreja depende para o seu desenvolvimento do Compromisso de sua Liderança e de seus membros. "Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus." (Lc 9.62)
5- PASTOREIO- "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue." (At 20.28) "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado." (Hb 3.12,13) A saúde espiritual da Igreja depende da mutualidade de seus membros. A Liderança tem o papel de ser modelo do rebanho, mas não de exercer sozinha o pastoreio.
6- PERSEGUIÇÃO- "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando cousas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles." (At 20.29,30) "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (1 Pe 5.7) A perseguição é conseqüência da ação da Igreja. Não devemos desejar ser perseguidos, mas temos que obrigatoriamente nos preparar para ela.
7- ORAÇÃO- "Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um…Tendo dito estas cousas, ajoelhando-se, orou com todos eles." (At 20.31,36) A oração é como a fiação que liga a fonte de energia à lâmpada. Há um grande poder disponível para a Igreja usar e cumprir a sua missão, mas por si mesma, nada conseguirá realizar, porque não tem o poder está no Senhor da Igreja, em quem a Igreja precisa estar ligada pelo instrumento da oração.
8- DOAÇÃO- "De ninguém cobicei prata, nem ouro, vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar do que receber." (At 20. 32-35) A Igreja está no mundo como luz e sal. A doação é o meio que a Igreja usa para criar vínculos com as pessoas, para ganhar, assim, a autoridade de poder anunciar a mensagem do Evangelho do Senhor Jesus.
9- EMOÇÃO- "Então, houve grande pranto entre todos, e, abraçando afetuosamente a Paulo, o beijavam, entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera: que não mais veriam o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio." (At 20.37,38) O medo das emoções tem levado o povo de Deus cair no extremo da religiosidade. Há uma aparência de emoção, às vezes há até um teatro em cima das emoções, mas o que rege verdadeiramente os relacionamentos é uma frieza que alguém poderia chamar de "lágrimas de crocodilo". Liturgia que é sinônimo de vida, tem se tornado muitas vezes, um forma de se domar as emoções. Emoção não pode ser causa, mas também não pode deixar de ser efeito.
Conclusão:
As Marcas de uma Igreja Viva e Relevante têm tudo a ver com a seu dinamismo, evidenciado pelos seus Ministérios. O que parece às vezes é que o que caracteriza uma Comunidade Cristã é a quantidade de suas reuniões. Se as Marcas, como as 9 que relatamos acima, não estiverem evidentes numa Igreja Local, ou ela vai assumir dentro de algum tempo o que realmente ela representa, ou vai deixar de existir, o que aconteceu com a própria Igreja de Éfeso, que hoje não existe mais.