sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O melhor amigo do menino



Ao ver os filhotinhos na vitrine, um menino que ia passando ficou quase louco para comprar um cachorrinho.

Ele não tinha muita noção do valor do dinheiro, por isso achou que as poucas moedas que tinha no bolso seriam suficientes. Não eram, mas, ele entrou na loja assim mesmo.

O dono o atendeu com cortezia, porém, sabia que não teria condições de atender ao desejo do garoto. Nisso, uma cadela veio dos fundos da loja, seguida de cinco bolinhas de pêlo, um mais lindo que o outro, com exceção do último, que era mais lerdo que os demais.

- O que há com ele? Parece estar mancando, perguntou o menino.

- Ele nasceu com um problema na junta do quadril.

- É esse que eu quero!

- O veterinário disse que esse cachorrinho vai andar mancando assim para sempre. Sempre andará mais devagar que os outros. Tem certeza de que quer um bichinho assim?

- Sim, eu tenho certeza.

- Então, disse o homem, eu vou dá-lo para você, pois ele não tem valor comercial.

- Mas, para mim, tem muito valor. Será meu melhor amigo.

- E não te incomoda ele ser manco?

O garoto, então, levanta a perna da calça e mostra os aparelhos que usa para andar:
- Eu também manco!

Dá uma piscadinha para o homem e conclui:
- Acho que nós vamos nos dar muito bem.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ministério Manancial

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”, (Gálatas 5.16-18).
Como andar no Espírito em meio a tantos atrativos oferecidos pelo mundo nos dias de hoje ?
Há muitos anos ouvi uma mensagem onde o pastor fez uma ilustração que dizia:
“Dentro de nós temos dois cachorros, um chamado espírito e outro chamado carne, eles estão em constante briga, e qual deles é o mais forte? A resposta é simples. Aquele que você alimentar melhor!”.
Essa ilustração deixa bem claro o que devemos fazer. Precisamos alimentar melhor o nosso espírito, e fortalece-lo.
Mas o verso 16 nos fala de andar em Espírito, mas o que é “andar em Espírito”?
Eu creio que andar em Espírito é andar em constante comunhão com Cristo é partilhar a presença de Jesus a cada momento. Preciso compartilhar todos os dias, tudo que acontece comigo, ter um relacionamento com Ele.
O Espírito Santo habita em mim, para que possamos ter esse relacionamento com Jesus, Ele nos mostra a todo tempo como nos desviar das concupiscências da carne. É como andar com alguém o dia todo seguindo os seus passos, fazendo tudo que essa pessoa queira.
Isso não é fácil, imagine fazer a vontade do outro e deixar a sua vontade de lado. Estamos acostumados a fazer aquilo que queremos, a nossa vontade.
E para andar em Espírito é necessário deixar o nosso “eu” de lado e fazermos a vontade do Espírito. Jesus mostrou como deveria ser feito, “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou”, (João 5:30).
Só há duas formas de viver, ou andamos no Espírito ou andamos na carne, temos uma escolha a fazer, pois é impossível viver das duas formas. Podemos atém pensar que está tudo bem do jeito que está. Posso fazer o que eu quiser, não tem problema algum. “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”, (Lucas 16:13). Este verso deixa bem claro que nenhum Senhor aceita ser “passado pra trás”. Um Senhor quer exclusividade.
Para andarmos em Espírito precisamos pedir a Jesus que habite em nós, que queremos fazer a Sua vontade. Se você tem esse desejo, não pense que vai ser fácil, pois não vai. A nossa carne será tentada em todo o tempo, e parece que aquilo que não devemos fazer é o que nos dá mais prazer, Paulo já dizia: “Porque o que faço não é o que quero; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço”, (Romanos 7:15). Vemos aqui que mesmo Paulo tinha a dificuldade de fazer o que Deus queria.
Mas se andarmos em Espírito temos um recompensa: Não andamos debaixo da lei.
Isso não significa andarmos fora da lei, mas que não precisamos da lei para nos conduzir, ou seja, não precisamos ser punidos por ela.
Que Deus nos abençoe, e nos permita andarmos em Espírito.


sábado, 24 de setembro de 2011

O Evangelho e os grãos de mostarda

"Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte:Passa daqui para acolá e há de passar; e nada vos será impossível". (Mt 17:20)

"O Reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem, pegando dele, semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes, mas, crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore, de sorte que vem as aves do céu e se aninham nos seus ramos". (Mt 13;31,32).

A mostardeira é uma hortaliça, e, diferentemente das demais chega a medir até 4 metros. Da planta pode-se aproveitar quase tudo: folhas, flores, grãos. Existem mostardas da espécies: branca, marrom e negra. Jesus, em sua parábola, se referia a mostardeira de grãos negros pois é a mais comum na região oriental. Por suas propriedades energética, digestiva, antibacteriana e de ajudar na coagulação do sangue a hortaliça é ainda hoje muito utilizada na medicina. Na antiguidade os romanos utilizaram pelo menos 40 tipos de remédios feitos a partir da mostardeira. Algumas comunidades judaicas utilizaram-no como "erva amarga" na Páscoa.

As sementes de mostarda são colhidas antes de amadurecerem, ao secarem sobrevivem de 4 a 8 anos conservando sua faculdade germinativa. na Índia, as sementes dão origem a um óleo comestível. O óleo da mostardeira tem propriedades antibióticas, contém também enzima peroxidase, muito usada em biologia molecular, em amplificação e detecção de anticorpos, entre muitas coisas.

A farinha feita com as sementes de mostarda serve para preparar os famosos sinopismos-cataplasmas que fazem afluir certa quantidade de sangue no local onde são aplicados.

Sementes de mostarda são as menores existentes, medem de 1 a 2 milímetros de diâmetros, porém, dão origem a maior planta da família das hortaliças.

O forte sabor da mostarda costuma se sobrepor ao dos outros alimentos, quando misturados.

A FÉ, O REINO E OS GRÃOS DE MOSTARDA
Assim como as minúsculas sementes geram frondosas hortaliças, a pequena fé produz grandes resultados. Como os muitos pássaros que se abrigam à sombra das hortaliças e procuram comer de suas sementes, as muitas vidas, sedentas por alivio, buscam conforto no Reino se alimentando da Palavra.

Me impressionou o fato de grãos de mostarda conservarem a capacidade germinativa por até 8 anos, relacionando o fato com a fé, como fez o próprio Jesus, significa que existe um tempo de maturação entre crer e acontecer. Me faz lembrar de Abraão, Isaac, Jacó, Sara, Ana e tantos outros que esperaram confiantes por anos até verem o milagre realizado.

As propriedades antibióticas contidas nos grãos de mostarda podem se comparar aos efeitos da fé na vida do crente: A fé, os sustenta com ânimo mesmo quando o quadro de vida mostra uma realidade contrária. Os antibióticos combatem as bactérias e vírus, que deixam o corpo doente.
Tanto as folhas como os grãos da mostardeira possuem capacidades terapêuticas que agem sobre os pulmões, os brônquios e sobre os ferimentos, ajudando na cicatrização. assim é o Reino, assim é a fé: Dão vida, curam as feridas mais profundas do ser.

Por último, encontrei vários sites de culinária fazendo a observação: "O forte sabor da mostarda pode se sobrepor ao dos outros alimentos, quando misturados". Assim é o Reino, assim é a fé: "Tendo sido semeado, cresce, e faz-se a maior de todas as hortaliças".

Igreja Batista Bela Vista
Ministério manancial

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Salvo pela Gentileza!


Conta-se que um empregado em um frigorifico da Noruega, certo dia ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorifica e inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso na camara. Bateu na porta com força, gritou por socorro mas ninguém o ouviu, todos já haviam saido para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.

Já estava quase cinco horas preso, debilitado pela temperatura insuportável.

De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.

Perguntaram ao vigia:

- Porque foi abrir a porta da câmara e a inspecionar se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?

Ele explicou: Trabalho nesta empresa há 35 anos, vejo centenas de empregados que entram e saem, todos os dias e esse é o único funcionário que me cumprimenta ao chegar, pela manhã, e se despede, ao sair.

Hoje ele me disse “Bom dia” ao chegar.

Entretanto não percebi que se despediu de mim.  Imaginei que poderia lhe ter acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...



Pergunta: Será que vc seria salvo????????
Igreja Batista Bela Vista 
Ministério Manancial

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EU ACREDITO EM ESCOLA DOMINICAL




Texto base: Amós 8.11
Vários Começos da Escola Dominical 
. A Escola Dominical teve vários começos. Já desde os dias de Moisés, dos sacerdotes , Reis e Profetas de Israel, o ensino das Escrituras era indicado e recomendado. Mas em 1737 John Wesley em Savannah, Geórgia, EUA já fazias reuniões dominicais para se estudar a Bíblia. Mas em 1783 Robert Raikes publicou em seu Jornal sua bem sucedida experiência de reunir aos domingos das 10:00 ãs 14:00 hs crianças e adolescentes de rua em Gloucester para estudar matérias seculares e também a Bíblia. O sucesso foi tanto que em 1792 em Gloucester os tribunais n ao julgaram nenhum crime ou delito, pois os costumeiros infratores haviam se tornado alunos da Escola Dominical. No Brasil ainda antes de Robert Kalley, o Reverendo Justin Spauding, missionário metodista, já reunia aos domingos uma classe de quarenta alunos no Catete, Rio de Janeiro.
Por que a Escola Dominical deu certo ?
Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que a Escola Dominical é uma idéia que deu certo e dá certo hoje. Antes creio no sucesso da EBD por ser a Escola Dominical a Escola do Livro, ou de um só livro. A Escola Dominical deve se concentrar na Bíblia. A Revista é só um recurso para se estudar a Bíblia. Outras razões secundárias da minha crença na EBD:

1) Primeiro porque vivemos em dias que explicações simplistas, afirmações sensacionalistas, sermões, devocionais em células não satisfazem a busca de respostas e explicações do cristão moderno. Só no espaço de uma escola, a Escola Dominical, é que se pode viabilizar a dinâmica do aprendizado, do debate, da investigação e da pesquisa, coisas impossíveis de acontecer em um grupo familiar ou célula, bem como durante a pregação.

2) Em segundo lugar porque o que a Bíblia diz é verdade: Vivemos aqueles dias profetizados por Amós 8.11, onde a fome e a sede pela Palavra seriam imensas.

3) Em terceiro lugar a Escola Dominical é flexível e adaptável no tempo-espaço de qualquer realidade. Podemos ter Escolas Dominicais pela manhã,  a tarde e em qualquer dia da semana, aliás a Escola Dominical não é apenas escola do domingo, mas escola do “Domini” do Senhor!.

4) Em quarto e último lugar acredito na Escola Dominical também  por sua longevidade e sobrevivência. A Escola Dominical está viva e ativa no planeta terra e no planeta igreja.
Como a Escola Dominical vai continuar dando certo?
A EBD tem tudo para continuar dando certo. O fato de algumas Escolas Dominicais estarem falindo, não significa que todas estão em decadência. Para continuar a dar certo ou voltar a dar certo, penso que a Escola Dominiocal deve:

1º Ter coragem de se avaliar. Faça um questionário investigativo, consulte os alunos, reúna os professores periódicamente, orem e pensem juntos.

2º. Para dar certo, a Escola Dominical deve ter a coragem de mudar, de quebrar paradigmas. Escolas em horários e dias diferentes, novas classes, classes para visitantes, para empresários, para donas de casa, para os que trabalham domingo etc.

3º Para dar certo é imprescindível que se invista na preparaçãos dos professores. Bons professores motivam os alunos, não existe mirabolância que substitua uma aula bem preparada e ungida.

Fico por aqui e continuo acreditando na Escola Dominical.

Limpe o Poço

Hoje quero animá-los para a Leitura de Gênesis 26.12-19 que diz:

 
"(12) Naquele ano Isaque fez plantações ali e colheu cem vezes mais do que semeou, pois o SENHOR Deus o abençoou.(13) Ele foi enriquecendo cada vez mais e se tornou muito rico e poderoso.(14) Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele.(15) Por isso eles entupiram com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abraão ainda estava vivo.(16) Até que um dia Abimeleque disse a Isaque: —Vá embora da nossa terra. Você ficou muito mais poderoso do que nós.(17) Isaque saiu dali, armou as suas barracas no vale de Gerar e ficou morando ali por algum tempo.(18) Ele tornou a abrir os poços que haviam sido cavados no tempo de Abraão e que os filisteus haviam tapado depois da sua morte. E Isaque pôs nos poços os mesmos nomes que o seu pai havia posto.(19) Um dia os empregados de Isaque estavam no vale abrindo um poço e acharam uma mina de água.  Gênesis 26.12-19"
 
       A inveja é algo terrível e muitas vezes por causa dela sofremos opressões daqueles que não estão em sintonia com o amor de Deus, aqui vemos que Isaque voltou a abrir os poços de seu pai que haviam sido tapados pelos filisteus na época de sua morte, foi desta maneira que Deus mostrou a Isaque que havia refugio e refrigério naquilo que estava esquecido, deixado de lado e aparentemente sem vida...
       Isto nos leva a refletir nas velhas verdades bíblicas esquecidas, deixadas de lado pelos rumos da contextualização de cada dia, pelos novos rumos que decidimos tomar ou pelos quais somos influenciados... a cada dia as verdades nas quais nossos pais se apegaram e nas quais um dia encontraram refrigério são um pouco mais esquecidas, assim como Isaque, acabamos vivendo em outra realidade... afinal estamos bem desta maneira... porque mudar? - mas se fizermos uma reflexão mais profunda devemos considerar que estas verdades ainda são fonte de água viva que corre do trono de Deus! Não há nada de errado com a velha e boa palavra de Deus, mas a cada dia procuramos um acerto aqui, um ajuste ali... é exatamente isto que o inimigo quer que façamos, ele sabe que a velha receita é que dá bons frutos e por isto muitas vezes incentiva certas "novidades" em nossas vidas com a intenção de jogar um pouco mais de terra em nosso poço e deixar-nos mais longe da fonte...
       Precisamos estar em fina sintonia com o Espírito Santo pedindo diariamente para que limpe nossos antigos poços afim de que deles possa fluir novamente as águas purificadoras! Jesus Cristo nos dá força para limpar todo este entulho que está em nós! A cada passo em nossa vida cristã devemos sempre nos lembrar que a Bíblia é um livro antigo mas suas verdades são as mais atuais que existem! Não há o que inventar, não há o que acrescer, não há o que tirar! Devemos tomar cuidado com as verdades que colocamos a cada dia em nosso poços...
       Vamos hoje mesmo iniciar esta limpeza, ainda que não sejamos vitimas como Isaque não vamos esperar que o inimigo nos cause algum dano para que façamos uma limpeza em nosso poço espiritual. Há uma mina de água no coração do crente que vem do rio de Deus, e ela está ali para saciar a sede deste mundo tão necessitado do amor de Cristo, creia nisto!

       Sempre que você for jogado em terras estranhas limpe o poço!

Um abraço,

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Bíblia



A Bíblia É A PALAVRA DE DEUS. É obra de Deus.
A Bíblia é perfeita , porque Deus é Perfeito. Aparentes falhas e contradições serão sempre do lado humano: tradução mal feita, grafia inexata, interpretação forçada, má compreensão de quem a estuda, falsa aplicação… etc. Por isso, quando encontrarmos na Bíblia um trecho discrepante, não pensemos logo que é erro, pois certamente foi erro do copista, tradutor ou editor.
Material utilizado: Inicialmente escrita em papiro , uma planta aquática (Jó 8:11), depois empergaminho, pele de animais (II Timóteo 4:13) e por fim impressa em papel, como a temos hoje.
Língua utilizada: Hebraico (Velho Testamento) e Grego (Novo Testamento).
Seus Escritores: Cerca de 40 homens escreveram a Bíblia (I Pedro 1:20-21). Os homens de diferentes culturas e níveis sociais: escritores, estadistas, camponeses, reis, vaqueiros, pescadores, cobradores de impostos, instruídos e ignorantes, judeus e gentios e escreveram sob diferentes situações e circunstâncias.
Seu Autor: Deus; seu real intérprete é o Espírito Santo (I Pedro 1:20-21).
O tempo: A produção da Bíblia durou cerca de 1500/1600 anos. Deus acompanhou e guiou os escritores no longo do tempo. A mão de Deus estava sobre eles.
O milagre: foi escrita por homens comuns que viveram distantes uns dos outros em épocas e condições adversas em seu contexto histórico e sócio-cultural e pertenceram às mais variadas profissões e atividades. Além disso, a Bíblia foi implacavelmente perseguida, principalmente no terceiro século DC com a destruição da Bíblia por decreto do Imperador Dioclésio.Apesar de toda oposição, a Bíblia é o livro mais antigo, mais famoso e mais lido do mundo. Escrito em mais de 2000 línguas e dialetos, já atravessou 3.000 anos. É também o livro de maior circulação em todo o mundo. Em 1996 foram distribuídas 20 milhões de Bíblia em todo o mundo, só no Brasil foram quase 7 milhões e na China circulam cerca de 3 milhões.
Por tudo isso, podemos dizer sem medo de errar que
a Bíblia tem origem sobre-humana !
E você, já leu a Bíblia hoje?
Tire um tempinho diário, dedique-se ao estudo da Palavra.

Igreja Batista Bela vista

Ministério Manancial

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Viver ou Juntar dinheiro?

Há determinadas mensagens que, de tão interessante, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.
Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais.
E assim por diante.
Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. poderia não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei.
Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro.
Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?
Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.
Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.
"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"
Que tal um cafezinho?


 Igreja Batista Bela Vista
Ministério Manancial

sábado, 10 de setembro de 2011

Obreiros em ação

VEM ai o COMM
Conselho de Obreiros do Mistério manancial 
Aguarde!!!
Igreja Batista Bela Vista   

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A coruja e a águia


Conta-se que a Dona Coruja encontrou a Dona Águia, e disse-lhe:
- Olá, Dona Águia, se vires uns passarinhos muito lindos em um ninho, com uns biquinhos muito bem feitos, olha lá não os coma, que são os meus filhos!
A águia prometeu-lhe que não os comeria e saiu voando; logo encontrou numa árvore um ninho, e comeu todos filhotes.
Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comido os filhos, foi ter com a águia, muito aflita:
- Ô, Dona Águia, tu foste-me falsa, porque prometeste que não me comias meus filhinhos, e mataste-os todos!
Ao que respondeu-lhe a águia:
- Eu encontrei uns pássaros pequenos num ninho, todos feios, depenados, sem bico, e com os olhos tapados, e comi-os; e como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos, entendi que os teus não eram esses.
- Pois eram esses mesmos, lamentou-se a coruja.
- Pois, então, queixa-te de ti mesma, que é que me enganaste com a tua cegueira.

Igreja Batista Bela Vista

Ministério Manancial

Alegria do Senhor


" O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" Sl 30: 5-b
Como você acordou hoje? Sorrindo ou chorando? Se acordou sorrindo: Lembra que tempos atrás seu choro parecia uma eternidade? Se acordou com os olhos inchados de chorar , molhou o travesseiro e escondeu o gemido para não perceberem suas lágrimas: Lembra que já passou por situações bem piores? Quero te animar a crer na promessa de Deus de que : “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” Sl 30:5 . Graças a Deus pelas lágrimas que nos lavam a alma. “Chorar é diminuir a profundidade da dor.”, escreveu Shakespeare
Te convido a viver essa promessa acreditando que tudo vai passar, que Deus colheu uma por uma suas lágrimas e contemplou sua fé: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?” Sl 56:8

Que esse Salmo sobre alegria se cumpra na vida dos que choram.

Igreja Batista Bela Vista

Ministério Manancial

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Abrigo em Deus

É assim que Deus faz com quem procura abrigo Nele.
NÃO TEMAS, EU SOU CONTIGO... NÃO TE ASSOMBRES, EU SOU O TEU DEUS 
MINISTÈRIO MANANCIAL
Igreja Batista Bela Vista

sábado, 3 de setembro de 2011

“Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões” (At. 9.5)


A obediência nunca foi bem vinda na vida do ser humano. A criança começa a engatinhar, descobre como se abre o armário e daí derruba as panelas faz a maior bagunça e quando a mãe vai falar alguma coisa a criança não gosta, porque se agrada mais em fazer o que não é bom a obedecer sua mãe. E assim por toda vida a natureza humana luta contra a obediência.

E uma das fases da vida que é mais difícil obedecer é fase da adolescência e também da juventude. Como é difícil obedecer os pais nesta fase e também a Deus. Aos pais é difícil porque pensamos nesta fase que não dependemos mais de ninguém. A Deus porque o que o mundo oferece para o jovem é diabolicamente atrativo através da mídia e dos amigos.

Mas a Bíblia diz em Pv 6.20 “Filho meu guarde o mandamento do teu pai e não deixe a lei da sua mãe” e ainda “Fugi dos desejos da mocidade” (2Tm 2.22).O diabo sabe que quando um jovem ou adolescente começa a trabalhar para Deus não se conformando com o mundo é um perigo para o inferno porque a posição que Deus coloca o jovem e o adolescente é altíssima. Está escrito em 1Jo 2.14 “...Jovens vos escrevo porque sois fortes, a palavra de Deus está em vós e já venceste o maligno”. A posição de Deus é esta, mas quantos de nós estamos nesta posição?

Muitas coisas o jovem ou adolescente ouve hoje em dia e cabe a ele mudar. Alguém diz “É assim porque é jovem”, o outro diz, “só podia ser adolescente”, e outros diz “O jovem é a igreja do amanhã”. Onde está isto na Bíblia??? A Bíblia diz que somos fortes e já vencemos o maligno, portanto não somos o amanhã e sim o hoje! Esta é a posição de Deus para nós...mas até quando ficaremos dormindo, desapercebidos ou insensíveis?

Para mudar este quadro temos que aprender a exercitar a obediência aos pais e a Deus. Obedecer aos pais é um dos dez mandamentos que uma vez cumprido automaticamente nos trás bênçãos. Ele é nobre em relação aos demais mandamentos. Por exemplo: Quando a palavra diz “não matarás” não escreve mais nada no versículo, ou seja, sendo abençoado ou não você não deve matar. Não é um mandamento com promessa (Ef. 6.2). Honrar pai e mãe é um mandamento com promessa e a promessa são longos dias na presença do Senhor, saúde, vitalidade, honra perante Deus.

Paulo estava a caminho de Damasco para prender os crentes. Eu creio que Deus já tinha falado com ele muitas vezes antes disto. Mas ele recalcitrava contra os aguilhões....

Antigamente e até hoje em alguns povos o boiadeiro conduz a boiada com uma vara comprida com uma lança de ferro na ponta. Esta vara chama-se “aguilhão” Quando o boi saia do caminho dos demais o boiadeiro zeloso e preocupado dava uma “agulhada” no boi para que este voltasse ao caminho.

O boi que era esperto na primeira aguilhada voltava para o caminho, mas havia alguns que recalcitravam. No dicionário, a palavra “recalcitrar” significa: 1)Resistir obstinadamente, não obedecendo. 2.Revoltar-se. 3. Escoicear 4. Teimar, obstinar-se em. 5. Tr. dir. Replicar indelicadamente.

Cada aguilhada no boi era um ferimento. O animal sangrava a cada aguilhada. Quanto mais aguilhadas mais sofrimento. No caso do boi não lhe é respeitado o livre arbítrio, ou seja ele não pode escolher seu caminho e pela força bruta era levado ao caminho dos demais pelo boiadeiro

No caso do homem há o respeito do livre arbítrio. O homem pode desprezar a Deus e a seus pais e partir para onde quiser. O aguilhão de Deus é para vida, mas fugindo de Deus o que lhe espera é o aguilhão do diabo que é para a morte. O pecado é o aguilhão da morte, um aguilhão dolorido e que “sangra” a alma até a morte.

Com base nisto, o Eterno fala para muitos de nós: “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”.

Que possamos receber esta palavra como Paulo a recebeu se tornando num dos maiores evangelistas de todos os tempos.

O dia que aprendermos a não recalcitrar mais contra os aguilhões de Deus teremos como Paulo uma nova vida incendiada pelo amor e pelo poder de Deus.

Enquanto não vencermos a desobediência navegaremos na ilusão de um raquítico evangelho

Que Deus abençoe.