terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obediência é tudo!




Há alguns anos, eu e um grupo de irmãos em Cristo, voltávamos de um maravilhoso culto realizado ao ar livre, numa das ruas de Barra de Itapemirim, Marataízes – ES. De repente deparamos com um grupo de pessoas ensaiando uma dança de quadrilha para se apresentarem num dia de festa junina. Então, um daqueles irmãos, o saudoso irmão Juvenal, já com os seus setenta e poucos anos, parou e chamou à nossa atenção:
- Irmãos, parem um pouquinho! Vamos assistir um pouco a essa dança de quadrilha!
Ficamos meio intrigados com a atitude do irmão Juvenal, e alguém do grupo lhe respondeu:
- O que é isso, irmão Juvenal? Tá maluco? Viemos de um culto gostoso daquele, e o senhor quer que a gente pare pra assistir dança de quadrilha?
Acontece que, naquele tipo de dança, um animador vai pronunciando frases, palavras de ordem, enquanto os demais participantes, geralmente em casais, se movimentam de acordo com as mesmas. Ou seja, os dançarinos obedecem fielmente às ordens daquele animador, para que a peça dançante tenha princípio, meio e fim, num sincronismo tal, que ao término da mesma, o público aplaude de forma entusiasmada. A cada ordem do animador, os dançarinos assumem atitudes e posições numa obediência fidelíssima à ordem dada.
Assim, o querido irmão Juvenal justificou-se:
- Já pensou, irmãos, se a gente obedecesse a Deus, como essas pessoas obedecem ao “gritador” da dança?
Só assim entendemos a atitude daquele sábio irmão. E todos nos olhamos com um sorriso amarelo, meio envergonhados da censura precipitada àquele grande servo de Deus.
A Palavra de Deus, em Atos 5:29, é categórica:
“(...) Mais importa obedecer a Deus do que aos homens!“
O velho irmão Juvenal tinha razão.
Se houvesse mais obediência a Deus, a certeza da salvação em Cristo, tão proclamada na Gloriosa e Santa Palavra, evidenciaria-se com mais frequência, e os frutos consequentes de vidas transformadas pelo Sangue do Cordeiro estariam alimentando e adoçando cada vez mais vidas necessitadas de um encontro marcante com o Redentor. Vidas essas que, por não conhecer o verdadeiro Caminho acabam tentando buscar socorro em fontes obscuras e sombrias, o que as levam mais e mais em direção ao fundo do poço.
Uma das melhores maneiras de se demonstrar obediência a Deus é indicar o Caminho da Salvação, Jesus Cristo, principalmente testemunhando ser conhecedor, participante ativo e vivente dessa bênção.


• Pb. Altamiro Leal

Nenhum comentário: