sexta-feira, 10 de julho de 2009

Onde caiu o seu machado?
quero convidar o amado(a) leitor(a) a meditar um instante comigo na passagem que se encontra no livro de II Reis capítulo 6 versos 1 ao 7. II Reis1 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. 2 Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide. 3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. 4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. 5 E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. 6 E disse o homem de Deus: Onde caiu? E, mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro. 7 E disse: Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou.
No texto em epígrafe quero lhe chamar a atenção para alguns pontos importantes, que são: o lamento do servo ao deixar cair o ferro/machado, a pergunta do profeta ao discípulo sobre onde caíra, e por fim a resposta do servo.

O lamento - O discípulo lamenta pela perda de algo que não era dele, o mesmo disse que era “emprestado”. Faz nos pensar em nossa situação cristã e nos bens que o Senhor nos tem confiado. Aquele servo estava em seu trabalho e em algum momento creio que tenha exagerado na força, assim perdendo a parte principal de sua ferramenta. De nada adiantava o cabo de madeira sem o ferro para cortar e isso já nos diz muito! Sabemos que a madeira em suas diversas formas fala do homem, e o servo com aquele cabo nas mãos, apenas “machucaria” as árvores, faltava-lhe a parte metálica. Gostaria que não fosse assim, mas muitos de nós hoje vive tentando fazer a Obra com os seus próprios meios (cabo), e isso tem machucado muita gente por aí.

Onde caiu? - Essa foi à pergunta do homem de Deus ao seu discípulo, e é a mesma que quero te fazer. Onde caiu o machado meu irmão? Em outras palavras, em que momento do teu trabalho na Obra você perdeu a bênção? Foi um exagero? Foi excesso de força? Uma fraqueza? Se preciso for, pare um momento de ler esta mensagem e ore antes de continuar.A Resposta - “Mostrou-lhe ele o lugar.” Agora que sabe exatamente onde foi o local da perda, quero que diga ao Senhor teu Deus. Reconcilie-se com Ele.

O madeiro - Não fiz um destaque inicial para esta maravilha apenas para reservar para o final um segredo. O ferro “flutuou” por causa do “madeiro” lançado na água e assim o servo foi e o pegou de volta. O madeiro nos lembra o sacrifício da Cruz, onde Cristo por assim dizer foi cortado para o resgate daquilo que estava perdido. Ele tem poder de fazer flutuar aquilo que não deveria e voltar as tuas mãos o que achava que havia perdido.

E.B.P.

Nenhum comentário: