sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A vida tem seus "Jaboques


Antes de prosseguir, vamos tirar o pó de sobre os registros de nossa geografia da Palestina, para ver a anotação de um pequeno afluente do Jordão, à margem oriental, chegando do território da Arábia, a 70 Km ao sul do mar da Galiléia e a 38 Km ao norte do Mar Morto, chamado rio Jaboque, ou ribeiro do Jaboque; ficava na rota percorrida pelo patriarca Jacó, filho de Isaque, em sua retirada de vinte anos na terra de Harã (Síria), junto à casa de Labão, seu sogro. Jacó fazia agora o caminho de volta, quando se dá o incidente anotado nos versículos acima. Duas décadas atrás, ele havia saído de Berseba apenas com o seu cajado (Gn 32.10). Agora, voltava com família, rebanho, servos, tudo fruto da fidelidade e misericórdia do Senhor reveladas em sua vida. Entretanto, havia a necessidade, ou se quisermos, a contingência, dele passar tudo e todos para a outra margem do rio e depois "ficar só" à noite. Ninguém havia com ele. Estava só. O que lhe cercava no vau, era a mais completa solidão...

A vida tem seus "Jaboques". Não importando de onde estamos vindo, nem para onde vamos, quais razões são determinantes, etc. O que é certo: estamos por vezes só. Há momentos e esses são inevitáveis e intransferíveis, quando nos sentimos sós. Isso nos acontece, não porque Deus não nos quer bem, mas exatamente, pelo contrário. Há coisas que precisamos tratar com o Senhor a sós, sem auditório, por pequeno e íntimo que seja. Deus nos fez assim, carentes de certos momentos de salutar recolhimento para a "concha" da sua mão, lugar de seu tratamento edificante, amoroso e renovador. É daí que corremos o desejável "risco" de sairmos marcados como o patriarca saiu, no entanto, com horizontes novos e circunstâncias modificadas, como foi o caso da mudança que se operou à distância nos sentimentos de Esaú, em relação ao seu irmão faltoso.
É mais no vale e não na montanha, que se dão os melhores momentos da vida espiritual. É no vale, a sós e não na exposição, que aprendemos a andar com o Senhor, certos de que nossos próximos passos serão conduzidos em triunfo, por causa da sua fidelidade e da sua misericórdia para conosco. É bom salientar que Alguém estava presente na noite memorável no Jaboque. Deus sempre está presente. E, quando tudo e todos não puderem estar conosco, no último vau, o Senhor estará presente e, no Jaboque final da vida, nos fará ver Sua face e nos abençoará, eternamente. Amém.

NO VÁU DO JABOQUE, JACÓ FICOU SÓ
NA LONGA VIGÍLIA, NINGUÉM POR PERTO,
PARA DELE TER DÓ.
JACÓ LUTOU, CLAMOU, PERSEVEROU...
EM PASSANDO A NOITE, SAIU MARCADO,
ABENÇOADO, A PRÍNCIPE EQUIPARADO.
CADA QUAL TEM SEU JABOQUE
PARA EM ALGUM DIA FICAR SÓ...
- NINGUÉM POR PERTO, QUE TENHA DÓ!
NÃO DESANIME, É PROCESSO DIVINO:
- DEUS ELEVA ENTRE PRÍNCIPES
QUEM, QUEBRANTADO, SE ASSENTE NO PÓ.

Texto: Pr.Pedro Mendes

Nenhum comentário: