terça-feira, 17 de maio de 2011

PARA EVITAR O MEDO




Texto base: Salmo 118.8-9.

"Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem. Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes".

As pessoas da classe média estão preocupadas com seus investimentos na bolsa de valores, aposentadoria e o financiamento de suas casas. Outros estão preocupados sobre o que vão comer hoje e o que vão vestir quando o tempo ficar frio. Os partidos políticos estão preocupados em como será a vida se outro partido ganhar. Outros sofrem sob regimes opressivos, sem liberdade de expressão ou de religião. Preocupam com o custo alto de cuidados com saúde e da inconveniência de filas para marcar consultas médicas. Outros assistem seus filhos morrerem com a poluição da água e pela falta de acesso a cuidados médico.

Em quem, ou no que, confiamos? Nossos investimentos econômicos? Nossos líderes políticos? Conselho e direção humana? Nas forças armadas? Nossa constituição? Confiança em nossos próprios recursos e líderes geram medo porque são fracos e falíveis. Quando confiamos em nós mesmos, no final das contas o medo vai surgir porque conhecemos nossas próprias falhas e já vimos bastante da nossa história. Assim, ou ficamos desconfortáveis com nós mesmos ou somos autoconfiantes. No final das contas, a vida nos lembra que estamos sem força sobre nosso futuro.

Confiança em Deus, porém, arranca o medo pela raiz. Confiança no amor d’Ele remove a vergonha dos fracassos do passado e o medo das realidades do futuro, quaisquer que sejam. Reconhecer o poder de Deus sobre todas as coisas arranca o medo pela raiz. Esta confiança é um processo—nunca perfeitamente realizado, mas esperamos que seja aprendido e vivido passo a passo. Cristãos que se tornam muito envolvidos nas preocupações políticas e econômicas estão cheios de medo do futuro e suas palavras estão salpicadas de zombaria e acreditam em algo além do Deus vivo que ama e reina para sempre.

Para evitar o medo, vamos lembrar que nosso Pai está no céu — Ele é o amado soberano e transcendente, e Ele conhece o caminho que tomamos — Ele "conhece" não só no sentido de saber, mas também no sentido de cuidado, empatia e compaixão. Este é o Deus em quem confiamos.

Não ponha sua confiança em príncipes, em humanos mortais, que não podem salvar... Bem-aventurados aqueles cuja ajuda vem do Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor seu Deus.
"O Senhor reina para sempre." Salmos 146.3, 5, 10

Nenhum comentário: