sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EU ACREDITO EM ESCOLA DOMINICAL




Texto base: Amós 8.11
Vários Começos da Escola Dominical 
. A Escola Dominical teve vários começos. Já desde os dias de Moisés, dos sacerdotes , Reis e Profetas de Israel, o ensino das Escrituras era indicado e recomendado. Mas em 1737 John Wesley em Savannah, Geórgia, EUA já fazias reuniões dominicais para se estudar a Bíblia. Mas em 1783 Robert Raikes publicou em seu Jornal sua bem sucedida experiência de reunir aos domingos das 10:00 ãs 14:00 hs crianças e adolescentes de rua em Gloucester para estudar matérias seculares e também a Bíblia. O sucesso foi tanto que em 1792 em Gloucester os tribunais n ao julgaram nenhum crime ou delito, pois os costumeiros infratores haviam se tornado alunos da Escola Dominical. No Brasil ainda antes de Robert Kalley, o Reverendo Justin Spauding, missionário metodista, já reunia aos domingos uma classe de quarenta alunos no Catete, Rio de Janeiro.
Por que a Escola Dominical deu certo ?
Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que a Escola Dominical é uma idéia que deu certo e dá certo hoje. Antes creio no sucesso da EBD por ser a Escola Dominical a Escola do Livro, ou de um só livro. A Escola Dominical deve se concentrar na Bíblia. A Revista é só um recurso para se estudar a Bíblia. Outras razões secundárias da minha crença na EBD:

1) Primeiro porque vivemos em dias que explicações simplistas, afirmações sensacionalistas, sermões, devocionais em células não satisfazem a busca de respostas e explicações do cristão moderno. Só no espaço de uma escola, a Escola Dominical, é que se pode viabilizar a dinâmica do aprendizado, do debate, da investigação e da pesquisa, coisas impossíveis de acontecer em um grupo familiar ou célula, bem como durante a pregação.

2) Em segundo lugar porque o que a Bíblia diz é verdade: Vivemos aqueles dias profetizados por Amós 8.11, onde a fome e a sede pela Palavra seriam imensas.

3) Em terceiro lugar a Escola Dominical é flexível e adaptável no tempo-espaço de qualquer realidade. Podemos ter Escolas Dominicais pela manhã,  a tarde e em qualquer dia da semana, aliás a Escola Dominical não é apenas escola do domingo, mas escola do “Domini” do Senhor!.

4) Em quarto e último lugar acredito na Escola Dominical também  por sua longevidade e sobrevivência. A Escola Dominical está viva e ativa no planeta terra e no planeta igreja.
Como a Escola Dominical vai continuar dando certo?
A EBD tem tudo para continuar dando certo. O fato de algumas Escolas Dominicais estarem falindo, não significa que todas estão em decadência. Para continuar a dar certo ou voltar a dar certo, penso que a Escola Dominiocal deve:

1º Ter coragem de se avaliar. Faça um questionário investigativo, consulte os alunos, reúna os professores periódicamente, orem e pensem juntos.

2º. Para dar certo, a Escola Dominical deve ter a coragem de mudar, de quebrar paradigmas. Escolas em horários e dias diferentes, novas classes, classes para visitantes, para empresários, para donas de casa, para os que trabalham domingo etc.

3º Para dar certo é imprescindível que se invista na preparaçãos dos professores. Bons professores motivam os alunos, não existe mirabolância que substitua uma aula bem preparada e ungida.

Fico por aqui e continuo acreditando na Escola Dominical.

Nenhum comentário: