quinta-feira, 16 de abril de 2009

Como manter uma igreja viva


Isaías - 1 - 10 : 20
Uma das passagens mais dramáticas da Bíblia é Isaías 1:10-20, onde o profeta repreende a Igreja do Antigo Testamento, chamando seus líderes de príncipes de Sodoma e Gomorra, cidades famosas pela devassidão e iniqüidade. O povo de Deus havia se corrompido ao ponto de Deus não mais ter qualquer prazer em receber o culto e a adoração dele. Infelizmente, esse quadro de decadência e corrupção da Igreja de Deus neste mundo se repetiu por muitas vezes através da história. Nestes períodos o povo de Deus esfria em sua fé, endurece o coração, persevera no pecado e serve de péssimo testemunho ao mundo. Nosso dever como Igreja e cristãos individuais é evitar que a decadência espiritual entre em nossas vidas. Existem quatro coisas que podemos fazer para evitar o declínio espiritual da Igreja, com a graça de Deus:


(1) Tratar o pecado com seriedade. Jo 1.8 (se dissermos que não temos pecado...) Jo 2.6 (aquele que diz que permanece nele, deve andar como ele...)


(2) Zelar pela sã doutrina da palavra. (devemos ser bíblicos – Quantas vezes estamos ligados à circunstâncias, experiências, tradições que não são bíblicas)


(3) Andar perto do Senhor da Igreja. (É Deus quem nos mantém firmes e puros. A Bíblia diz que se nós nos achegarmos a Deus, ele se achegará a nós.)


(4) Estar aberta para reformar-se. (O lema das Igrejas que nasceram da Reforma foi "Eclesia Reformata Semper Reformanda". Ou seja, a Igreja deve sempre estar aberta para ser corrigida por Deus, arrepender-se de seus pecados e reformar-se em conformidade com o ensino das Escrituras.)


Queira nosso Deus dar-nos força e vigor para mantermos a nós e à nossa igreja sempre vivos espiritualmente.

E.B.P.



Nenhum comentário: