sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dependência Total de Deus


Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra. Depois veio a Elias a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro. Mas, decorridos alguns dias, o ribeiro secou, porque não tinha havido chuva na terra. Veio-lhe então a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 1: Reis 17. 1 – 9

Se você abrir sua Bíblia e ler 1. Reis 17.1 – 9, verá que os dias nos quais viveu o profeta Elias não eram diferentes destes que vivemos hoje em nosso país.

Pôr isso é possível aprendermos com ele como sobreviver dependendo de Deus em meio à crise; afinal, assim como os nossos dias, os dias de Elias eram dias de fome, miséria, contradições, injustiças sociais, adubos de poder e ainda, sincretismo religioso é possível viver na dependência de Deus em circunstâncias de tamanha inquietação, dúvida, temor, preocupação e angústia?

Como depender de Deus em tempos de desemprega e escassez financeira sem retroceder diante dos desafios, sem perder a doçura humana e a singeleza do amor de Cristo em nós?

A experiência vivida pôr Elias serve hoje para nos ensinar a manter a fé em Deus, principalmente nas adversidades, e a depender dEle em tempos de escassez.

O próprio Senhor pode fazer tudo isso, ao nos colocar numa situação desafiadora, de extrema necessidade, e dentre suas inúmeras possibilidades, aponta três: primeiro, podemos ser colocados pôr Ele num estado de total impotência;

Segundo Dependendo da ação de terceiro; ou ainda terceiro, de dependência tal que seremos obrigados a descobrir quais os agentes escolhidos pôr Deus para nossa sobrevivência.

O Senhor nosso Deus pode fazer isso, se quiser, pois é soberano em seus supremos desígnios e propósitos, para que não sejamos levados a pecar neste momento de profundas tentações que temos enfrentado: tentação de sermos sustentados pôr aqueles que não são os agentes de sustento escolhido pôr Deus para nós; tentação de usarmos meios que não são de Deus; tentação de aceitarmos os recursos que não são os do céu para a manutenção da nossa vida.

É Nesse contexto, para sermos dependente de Deus em meio à crise e a escassez de nossos tempos.

Precisamos aprender a viver entre o natural e o sobrenatural.

Como vemos que Elias bebia da torrente, instrumento natural provido pôr Deus e era alimentado pelos corvos, instrumentos sobrenaturais de Deus. Assim, podemos concluir que viver na dependência de Deus implica em:

1) – VIVER COM MOBILIDADE.

Não nos prendamos; busquemos o que é mais prático para nós, se o ribeiro secar.

2) – VIVER COM SABEDORIA.
Devemos discernir quais são os agentes de Deus e não agir com infantilidade; façamos a nossa parte...

3) - VIVER E APRENDER DE ONDE VEM O SUSTENTO.

Elias aprendeu que seu sustento não veio pela mão de ricos e poderosos, mas através de instrumentos constrangedores, como corvos e viúvas...
Busquemos simplicidade de vida, como a palavra nos orienta; “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscência insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 1º Timóteo 6.9 – 10 “.

Você está vivendo um momento de Crise?
Está enfrentado escassez e carestia?
Aprenda como o profeta aprendeu a depender de Deus.

Depender de Deus significa crer que Ele, “... segundo sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de nossas necessidades Filipenses 4.19”.

Conclusão.

Esta é a hora de contemplar a ação dEle em sua vida. Ore ao Senhor, coloque-se diante de Seu trono como alguém que aceita os meios e instrumentos que Ele providenciar para as sua sobrevivência.

Nenhum comentário: