quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Senhor proverá. O quê?

Quarta-feira 21 de abril 2010


Gênesis 22:8,14 - E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá (Jeová Jireh ).

"Deus proverá cada uma das suas necessidde". É isto o que o texto acima quer insinuar?

De acordo com alguns pregadores (e não sao poucos), sim. Alguns vão mais adiante, e, baseados neste episódio justificam até mesmo atos irresponsáveis, insinuando que se pode contrarir dívidas ou assumir compromissos que o Senhor Proverá. Mas será que o contexto permite tais interpretações? Deus proveu o quê?

No capítulo 22 de Gênesis vemos que Isaque já era um menino, talvez um adolescente. Deus aparece a Abarão e pede que ele ofereça o seu único filho a Deus em holocausto. O pedido de Deus era então para que Abraão matasse Isaque e o queimasse num altar.

Óbvio que Deus nem de longe intentara realmente tal ato. Ficou provado no final do capítulo que o objetivo de Deus era provar para Abraão que ele amava a Deus acima de qualquer coisa. Sim, quem precisava ter a prova era Abarão e não Deus, pois o Senhor, onisciente que é, sabia disto.

Mas não é esta a principal mensagem do episódio. O que Deus queria mesmo era, desde então, mostrar que Ele faria o que pediu a Abraão: oferecer seu filho como sacrifício (no caso, em nosso lugar). Deus deu a primeira prova do seu grande amor para conosco. Deus provou que nos ama de tal maneira que nos daria seu único filho, para morrer em nosso lugar.

Por falar em morrer em nosso lugar, ai está a chave da palavra PROVERÁ. O texto não nos permite interpretar que a provisão seria de coisas materiais, ou até mesmo uma cura ou um milagre. A Provisão seria o substituto para a morte. Deus proveu um meio de nos livrar da morte.

Como Isaque estava sentenciado a morrer, somente Deus poderia prover um substituto para que ele não morresse. E o substituto seria o próprio filho de Deus. Deus proveu o seu próprio filho no lugar do filho de Abarão.

Este é o contexto correto do PROVERÁ.

Que daqui em diante, ao cantar Deus proverá... Você tenha em mente não a provisão de bens materiais mas a provisão do livramento da morte eterna e a prova do grande amor de Deus.




IBI BELA VISTA
Marataizes Es.

Nenhum comentário: