segunda-feira, 15 de agosto de 2011

APRENDA A DIZER NÃO





Aqui um trecho de um texto muito sobre a importante arte de dizer "NÃO!"
Pare e pense bem nisso.

Simplifique!
Não queira que todos gostem de você. É sério, prefira que todos respeitem seu modo de ser, suas qualidades e defeitos. Assim como sua vida pessoal merece certa blindagem, suas finanças merecem sigilo e privacidade. Familiares e amigos muito próximos normalmente tendem a enxergar apenas as superficialidades, o que torna o relacionamento financeiro bastante desgastante. Quase sempre, falar "não" passa a ser somente uma importante atitude de sobrevivência quando deveria ser a porta para um diálogo verdadeiramente sincero em seus propósitos.

Não é não! Pare por ai!
O grande problema é que, quase que por instinto, acabamos falando mais do que um simples "não" e o momento de reflexão passa a ser apenas mais um grave e longo desabafo. Como lidamos com pessoas próximas, nos sentimos compelidos a falar mais do que apenas a grande razão para a inflexão demonstrada. Acabamos, involuntariamente, "cuspindo" verdades entaladas por tempos em nossos corações. O "não" vira uma lição e o relacionamento passa a ser criticado pelo negativismo e não pelas verdadeiras razões para a negação financeira.

Quando conversar sobre dinheiro é algo sacrificante, é hora de recomeçar. Perceber essa linha tênue é difícil, mas é parte crucial do bem falado "não". Costumo dizer que:

Você não precisa fazer tudo. Quem faz tudo para todos não tem tempo de fazer quase nada para si mesmo. É muito bonito ouvir "Se não puder fazer tudo, faça tudo que puder" na televisão, mas como fica a necessidade de relacionar-se com a frustração? Nossa educação é feita de muitos "sim" e raríssimos "não", como se a disponibilidade fosse essencial para a vida plena e feliz. Lembre-se de que nem tudo na vida existe em abundância ou está em um local de fácil acesso. Aprender a lidar com a privação é uma forma crucial de crescimento pessoal e o melhor é não tentar evitar que isso aconteça.

Nem sempre o "NÃO" é o melhor "não" possível. O debate financeiro é uma grande oportunidade de transformar a negação em oportunidade de aprendizado. Ao negar dinheiro a um parente você está investindo em seu futuro financeiro. Acreditar nisso é o primeiro passo para que apareça a oportunidade de demonstrar-lhe o raciocínio por trás dessa afirmação. Quando alguém quiser aproveitar-se de você, perca alguns minutos demonstrando o esforço que fez para chegar onde está e compartilhe de suas dificuldades. Peça atenção de seu ouvinte e lembre-se de não misturar as "verdades escondidas", o desabafo, com a chance singular de crescer e fazer seu interlocutor crescer.

Assumir sua posição e não deixar-se levar pela dúvida é fundamental. Estabeleça suas prioridades e respeite-as, deixando-as bem claras para todos os que por ventura possam abordar-lhe pedindo dinheiro. Se começar a levar adiante a estratégia "dois pesos e duas medidas" vai acabar voltando para os dias de amargura financeira. No entanto, cuidado para não tornar-se uma pessoa inflexível. Pode ser que, num primeiro momento, seus parentes e amigos sumam porque você resolveu agir de forma mais drástica. Isso passa.

Cobrar de parentes é embaraçoso e incômodo. Mesmo que o ente em questão seja reconhecido como bom pagador, a estatística demonstra que em raríssimas vezes o dinheiro é devolvido. Além disso, imagine-se tendo que lembrar seu primo do dinheiro emprestado ou ainda tendo que dar um puxão de orelha em seus amigos por aquele churrasco feito com seu dinheiro. É chato! Sabendo disso, fica mais fácil falar "não" sem apenas esbravejar ou dar lição de moral, não acha?

texto de Conrado Navarro

Quantos problemas teríamos resolvido se aprendêssemos a dizer "NÃO"! Dizer não, não quer dizer que você é uma má pessoa ou é egoista e sim que você é uma pessoa que se respeita e tem suas convicções. Se a pessoa que ouviu um não da sua parte não gostou e te condenou por isso, é sinal que ela não te respeita, não dá importância ao que você pensa. Deus não diz "SIM" a tudo que você pede, porque você tem que dizer "SIM" pra todo mundo? aprenda a dizer "NÃO"!
 

Nenhum comentário: