sábado, 21 de março de 2009

ONDE BUSCAR CONSELHOS


Faz quinze anos, mais ou menos, que um amigo meu, ainda recém-nascido para a vida cristã, falou-me de uma grande crise de relacionamento que passara com a sua esposa, alguns meses antes dele se converter, que quase acabara com um casamento de dez anos. E, enquanto ele falava comigo, vinha à minha mente algumas conjecturas. Ora, quando um casamento não vai bem, imagina-se incompatibilidade de gênios, a mais banal das desculpas. Pensamos também na possibilidade de um interesse por outra pessoa; a rotina do casamento, outra desculpa muito badalada; o respeito por parte de um ou mesmo dos dois, que deixou de existir; a remoção da máscara de boa gente, deixando transparecer o real caráter totalmente diferente da época de namoro. Enfim, a nossa mente viaja.
Mas, seria uma dessas a causa do vendaval no casamento do meu amigo?
Não. O motivo de seu desentendimento com a sua amada era outro. Realmente, ela passara a se interessar por Alguém. E mais, esse Alguém passou a ocupar um lugar todo especial em seu coração. Tão especial, que aquela mulher, em gestos de adoração, o buscava nas madrugadas, pelas manhãs e à noite. Ela encontrara a principal razão do seu viver: Jesus Cristo. E meu amigo, por incrível que pareça, começou a ter acessos de ciúmes por causa daquela situação. Sua mulher, que antes, juntamente com ele levava uma vida desregrada, sem nenhum compromisso com Deus; de repente, segundo ele, transformara-se numa beata, que acordava de madrugada e, ajoelhando-se diante da cama, começava a rezar. Aquilo desagradava muito ao meu amigo. E ele começou a se irritar, até que, certo dia, foi aconselhar-se com o seu pai: - “Pai, sua nora ficou maluca. Tá com uma mania de rezar de madrugada, me atrapalhando a dormir; não quer perder um culto na igreja que passou a freqüentar. Antes, ela nunca gostou de igreja Eu acho que ela tá ficando meio doida, e eu não tô aguentando mais isso!”
A resposta de seu pai, acompanhada de um semblante sério, sisudo e grosseiro, foi simples: - “Filho, dá um chute no traseiro dela e arruma outra. Mulher tem aos montes por aí. Daqui a pouco vai querer te arrastar pra igreja. E eu não quero ter um filho beato, desses fanáticos que vivem enchendo a paciência da gente, só falando em Bíblia!”
As palavras do pai ficaram martelando em sua mente. Mas, por outro lado, amava a sua esposa, e notara que, apesar daquela situação, ela passara a ser uma pessoa diferente, mais tranqüila, mais carinhosa com ele. Até o relacionamento com os filhos melhorou. O problema é que ela estava muito “chata” com aquele negócio de “rezação”
Diante do impasse e aquele turbilhão em sua mente, meu amigo decidiu expor seu problema a um “enjoado” colega de trabalho, que, na verdade, era um servo de Deus que aproveitava os momentos de trabalho para anunciar a mensagem de Cristo aos seus colegas. E o seu colega lhe falou em poucas palavras: - “Quando você acordar de madrugada, e sua mulher estiver orando, procure ouvir o que ela está falando com Deus. Talvez isso te faça um grande bem. Depois você volta a falar comigo.”
Na madrugada seguinte, o meu amigo, fingindo que estava dormindo, ao observar que sua esposa se ajoelhara diante da cama para orar, ouviu dela o seguinte:
“Senhor, hoje eu não quero te pedir nada. Eu quero tão somente agradecer pelo marido bom e trabalhador que tu me deste, pelos nossos amados filhos. Eu sei Pai, que ele está um pouco intolerante com a minha mudança de vida, mas é compreensível. Ele não te conhece ainda, como eu passei a te conhecer, Mas, toque no seu coração, Pai. Eu não quero, nem acho certo, Senhor, que a minha adoração a Ti, seja motivo de brigas entre mim e meu marido. Eu prefiro, Pai, que o Senhor me leve pra junto de Ti, se eu estiver sendo um obstáculo na vida dele...”
Sem falar nada com ela, no dia seguinte, a procurou pra dizer o seguinte:
-“Quer saber de uma coisa?... Domingo eu vou à igreja com você e as crianças. Eu não tenho nada pra fazer mesmo!”
Assim foi o início da trajetória de conversão daquele homem, que hoje é firme em suas convicções cristãs.
A história daquele amigo me leva ao primeiro Salmo, na primeira parte do versículo primeiro: “Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios”
Se dependesse do conselho do pai, sua vida e de sua família poderiam ter tomado um rumo totalmente diferente. Mas, graças a Deus, o seu sábio colega cristão, com muita sutileza, lhe indicou o caminho da vitória.
Sei que muitos, tomando conhecimento deste fato, talvez se encaixem como personagens do mesmo. Sei, por outro lado, que, na maioria dos casos o desfecho é diferente, por não se buscar orientação na fonte certa.
O profeta Isaias define Jesus Cristo como Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaias 09:06). E, como ninguém é perfeito, bom seria se, no casamento, o principal defeito dos cônjuges fosse a busca constante de um aprimoramento espiritual, de uma vida de oração, procurando conhecer mais, ouvir mais e praticar mais a Palavra de Deus.

Pb Altamiro Leal.

Nenhum comentário: